Paisagismo

11 plantas rasteiras para você usar em seu jardim externo

Bom dia, boa tarde e boa noite!

Vamos conferir algumas plantas rasteiras que você pode usar em seu jardim e deixar ele mais bonito? Muitas vezes você precisa de plantas rasteiras para dar um ar mais bonito para o local. Não importa o tamanho do seu jardim, ele pode ser bem pequeno, mesmo assim é possível usar esse tipo de planta.

É importante lembrar que a maioria das plantas rasteiras crescem muito e rapidinho vão tomar conta do jardim. Não é uma espécie de planta daninha, mas você precisa tomar cuidado e sempre que possível e achar necessário deve podar. Já falei outras vezes sobre jardim aqui, não deixe de conferir. Tem uma categoria especial de paisagismo.

Sem mais delongas vamos conhecer essas 11 espécies de plantas rasteiras que você pode usar. Devo avisar que vai ser difícil encontrar sua preferida.

Plantas rasteiras para jardim

Separei plantas que chegam em alturas mínimas, pois se é rasteira não pode crescer demais. Por isso você vai ver aqui plantas que chegam no máximo a 20 cm.

Hera

 plantas rasteiras

A menor de todas, é uma espécie de forração que chega a 4 m de comprimento. Não tem flores, ela é muito usada também em jardim vertical, principalmente em muro. Exige sol pleno ou meia-sombra. É tolerante ao frio.

Grama-amendoim

 plantas rasteiras

É uma planta rasteira um pouco maior, pode chegar até 20 cm de altura, vai florescer na primavera e no verão. É linda, suas folhagens formam um denso colchão verde e isso dispensa podas periódicas. Ela precisa de sol pleno ou meia-sombra e tolera secas.

Rosinha-de-sol

 plantas rasteiras

Essa planta com nome bonitinho cresce cerca de 10 cm a 15 cm de altura, vai florescer o ano todo e é ótima para impedir o crescimento de ervas daninhas. A rosinha-de-sol precisa de sol pleno e irrigação somente em intervalos longos.

Dinheiro-em-penca

 plantas rasteiras

Opa! Quem não queria dinheiro em penca não é? Essa plantinha não passa dos 15 cm de altura. Ela tem flores bem pequenas, mas floresce raramente. Sua folhagem é densa e ornamental, é perfeita para lugares úmidos e sombreados. Não tolera frio e ventos fortes.

Alisso

 plantas rasteiras

Ela tem um perfume de mel muito agradável, floresce na primavera e no verão. As inflorescências podem ser de coloração branca, rosa, alaranjada ou roxa e prolongam-se por vários meses. Precisa de sol pleno e regas regulares. É tolerante ao frio e às geadas.

Lambari

 plantas rasteiras

Uma planta que pode crescer até 20 cm de altura, sua floração não tem uma estação definida, tem flores pequenas e pouco vistosas. Quando é mantida no sol pleno a folhagem ganha um tom arroxeado e precisa estar no sol ou meia-sombra.

Lobélia-azul

 plantas rasteiras

A lobélia-azul atinge o mesmo tamanho da lambari, cerca de 20 cm de altura no máximo. Ela floresce no verão e primavera e depois da floração você precisa remover as flores para que ela ganhe vigor. Precisa de sol ou meia-sombra e gosta do clima frio.

Trevinho-amarelo

 plantas rasteiras

É fofo, floresce em abundância na primavera e verão, cresce de 15 cm a 20 cm de altura. Uma curiosidade é que ela floresce ainda mais intensamente em regiões de altitude.

Rosa-de-pedra

 plantas rasteiras

É uma suculenta, cresce por volta de 15 cm a 20 cm de altura. Floresce o ano todo e enraíza melhor quando mantida em ambientes com temperatura e umidade do ar elevadas, mas também tolera climas mais frios. Gosta de pouca água como todas as suculentas.

Rabo-de-gato

 plantas rasteiras

Ela floresce o ano todo e o formato das suas flores faz jus ano nome da planta, é uma gracinha. É um tipo de planta rústica, e pode ser usada também como trepadeira. Precisa de sol pleno sol ou meia-sombra.

Periquito-vermelho

 plantas rasteiras

Floresce no verão e tem flores pequenas, mas o visual colorido da folhagem, em tons de verde, marrom e vermelho, é ornamental. Exige sol pleno e regas frequentes. Prefere o calor.

Pronto, agora você já conhece 11 espécies de plantas rasteiras que você pode usar em seu jardim e deixar ele mais bonito. Não esqueça de compartilhar com seus amigos para que eles também conheçam essas espécies. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário que posso ajudar.

Confira outros artigos em nosso site, na categoria paisagismo você pode aprender muito, não deixe de conferir.

Beijos e até a próxima.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *