Paisagismo

4 coisas que podem detonar o jardim no verão

Eu sei que falta pouco para o verão acabar, temos cerca de 20 dias de verão, mas temos verão todos os anos por isso nunca é tarde para aprender as coisas que podem detonar o jardim no verão. Infelizmente eu não tenho jardim, mas se você mora em casa ou mesmo em apartamento e tem um pequeno jardim eu vou mostrar algumas dicas para você não perder suas flores e plantas nesse e nos outros verões.

E pode ficar tranquilo, já falei que não sou boa com plantas, mas sou boa com dicas, então se você tem aquele jeitinho especial com as plantas é só aprender as dicas e colocar em prática. E se você não dá bem com as plantas assim como eu, também pode anotar e aprender, vamos aprender juntos como cuidar das flores e plantas e não deixar morrer mais 🙂

Se você tem jardim em casa é importante saber cuidar, é claro que você pode contratar uma pessoa para cuidar do seu jardim, mas se você gosta mesmo, não tem nada melhor que colocar a mão na terra e fazer um belo jardim. Essa parte eu gosto, gosto de plantar e cuidar, mas fazer isso apenas uma vez não é o bastante, você precisa cuidar do jardim sempre para que ele continue bonito. Vou mostrar aqui 4 coisas que podem detonar o jardim no verão, mas existem outras e você não pode descuidar em momento nenhum, principalmente no verão e inverno.

Coisas que podem detonar o jardim no verão

coisas que podem detonar o jardim no verão

O sol

Na maioria dos estados brasileiros o sol é muito forte no verão e por causa disso as plantas acabam sofrendo bastante. Em caso de vasos e plantas que não aguentam muito sol você pode muda-los de lugar, mas com o jardim não dá. O sol é uma das coisas que podem detonar o jardim no verão e você precisa ficar de olho e cuidar muito bem.

Para começar, você precisa saber se suas plantas de jardim são espécies de cultivo a pleno sol, se são, você não precisa se preocupar demais, mas se observar que a planta esta murchando ou as folhas estão enrugando é preciso fazer alguma coisa. No caso de jardim antes de começar a criar um é preciso pensar nas plantas que funcionam bem naquele lugar, se você não pensou nisso e criou um jardim pensando apenas na beleza está na hora de mudar algumas plantas.

Tire do seu jardim as plantinas que você observar que estão ficando feias por causa no sol intenso, plante em um vaso e procure um local que receba luz direta somente um período. Não esqueça de ficar de olho para ver como a planta está reagindo. É importante observar a reação de cada planta no vaso ou no jardim, algumas precisam de mais água e outras não gostam tanto, algumas amam o sol e outras não. Por isso observe seu jardim e suas plantas. coisas que podem detonar o jardim no verão

Chuva

Sim, a chuva é uma das coisas que detonam o jardim no verão, isso porque você sabe como é chuva de verão né? Ela vem forte lavando tudo e da mesma forma que sol demais não é bom a chuva forte também faz as plantas sofrerem. A água é importante para manter o jardim bonito e vivo, mas em excesso e com força, encharca e lava o solo, isso pode deixar a terra empobrecida e afogar a planta. E nem estou falando de granizo que é muito comum nessa época do ano e que destrói completamente as plantas.

No caso da chuva não é tão fácil cuidar do jardim, mas uma forma de minimizar os danos e tentar evitar é drenar o solo, dessa forma a terra não encharca e não deixa as raízes apodrecerem. Você também pode preparar melhor a terra e preparar o solo com matéria orgânica e areia que ajuda no escoamento da água. Coloque húmus, ele favorece bastante o trabalho de drenagem por causa das minhocas.

coisas que podem detonar o jardim no verão
FOTO: FELIPE ROSA.

As pragas

Esse também é o período de alta temporada das pragas, se você observar que suas plantas começaram a ser atacadas é momento de fazer alguma coisa. São diversas pragas que podem aparecer e acabar completamente com seu jardim, você precisa ficar atento aos fatores que estão contribuindo para a praga aparecer e se alastrar. Pode ser falta de circulação de ar, excesso de umidade ou outras coisas. As pragas são uma das coisas que podem detonar o seu jardim no verão e você precisa ficar atento e combater.

Falta de umidade

Se você está observando que as plantas estão sofrendo com o sol é preciso umedecer o solo, principalmente se não está chovendo. Em dias mais quentes as plantas perdem mais líquido e aumenta a necessidade de água, por isso você deve diminuir o intervalo entre as regas. Mas molhe apenas se o substrato estiver seco, é preciso tomar cuidado para não encharcar o solo e a planta, isso facilita a entrada de fungos e bactérias.

Como eu disse, em alguns lugares do Brasil o verão é época de chuva, então se está chovendo muito, nada de regar ainda mais o seu jardim. Ah! E uma dica para não danificar as plantas é regar no começo da manhã ou no final da tarde.Jardins-decorados-com-pedras-15Só mais uma coisa, não faça a poda das suas plantas nessa época do ano, pois depois da primavera as plantas entram na fase dos novos brotos e por isso você não pode podar. Retire somente o galhos e ramos que estão mortos para limpar.

Essas são as 4 coisas que podem detonar o jardim no verão, já anotou tudo? Agora é só colocar em prática e não deixar o seu lindo jardim morrer no verão, essa é uma época que precisa ter cuidado com as plantas e o jardim, mas a verdade é que você precisa cuidar o tempo todo dele para que tudo fique lindo e floresça sempre.

Não deixe de comentar contando se tem mais alguma coisa que pode detonar com o jardim no verão porque eu quero saber, eu ainda não tenho um jardim, mas espero ter um dia e temos sempre que compartilhar conhecimento. Um grande beijo.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *