Faça você mesmo, Inspiração

6 detalhes que fazem diferença na cozinha

Ah a cozinha! Esse é um dos ambientes que mais curto em uma casa e tenho certeza que você também gosta bastante. A cozinha é o lugar de reunir a família, principalmente a família brasileira que tem tantos pratos típicos e regionais deliciosos, sou mineira e como toda boa mineira e mineiro amo um café quentinho com pão de queijo, com queijo e também as comidas tipicas daqui. Mas a cozinha precisa ser agradável e não só ter comida boa, por isso separei 6 detalhes que fazem diferença na cozinha, curioso pra saber? Acompanhe…

Já falei aqui no blog várias e várias vezes sobre cozinhas, já dei 7 dicas para você aproveitar melhor o espaço da cozinha, já mostrei 6 dicas para deixa a cozinha mais moderna, já mostrei pôster para usar na cozinha e muitas outras coisas, é conteúdo que não acaba mais, então se você está reformando sua cozinha e quer dicas, é aqui mesmo que vai encontrar 🙂

Rodabanca – detalhes que fazem diferença na cozinha

A rodabanca é um dos detalhes que fazem diferença na cozinha, e fazem muita diferença. Essa semana estava assistindo um programa de decoração e eles estavam instalando a rodabanca, mas erraram feio na escolha da cor, ela estava destoando completamente do restante da cozinha. Por isso eu resolvi colocar a rodabanca como um dos 6 itens, ela é importante, mas é importante ter atenção na hora de escolher.

Rodabanca é a faixa de revestimento semelhante ao rodapé, em geral de pedra (mármore, granito) ou azulejos, que fica acima de uma bancada para impedir que água molhe a parede evitando a infiltração.

Como atualmente não é mais comum usar o azulejo em toda a cozinha a rodabanca se tornou essencial. Você pode ter armário embaixo, em cima e no meio, para não ficar a parede e a tinta é importante colocar a rodabanca. Você pode usar pastilhas, azulejos, pedras e até vidro. Esse é um dos detalhes que fazem diferença na cozinha e que mais gosto, pois dá para inovar e deixar bem diferente fugindo do tradicional.

Móveis planejados

Os móveis planejados são outro ponto dos detalhes que fazem diferença na cozinha, já falei também aqui no blog várias vezes sobre móveis planejados e até da importância deles nesse ambiente por causa da organização. Um ambiente planejado é bem mais organizado, você tem a possibilidade de pensar nas formas, na posição das coisas e no lugar de tudo.

Iluminação – detalhes que fazem diferença na cozinha

A iluminação é um ponto importantíssimo na cozinha e eu não podia deixar de falar dela, ela faz uma enorme diferença, talvez é a principal em um ambiente como esse. Uma cozinha escura é a pior coisa que você pode ter na casa, você precisa de uma cozinha sempre muito iluminada, por isso a minha dica é pensar na iluminação natural quando for construir, reformar e decorar a cozinha.

Mas além da luz natural que é muito importante, você precisa pensar na iluminação artificial, tenha uma luminária bonita no teto, uma luminária bem grande que consiga iluminar toda a cozinha. Mas tenha também iluminação indireta, pode colocar led nos armários, dentro e embaixo, isso vai ajudar muito. Outra iluminação que também faz uma baita diferença é da coifa, por isso quando for comprar seus eletrodomésticos, escolha uma coifa que tenha luz, isso vai ajudar muito na hora de preparar os alimentos no fogão.

Piso claro e fácil de limpar

Sua cozinha pode ser da cor que você quiser e imaginar, ela pode ter armários escuros, pode ser colorida ou toda branquinha, mas a minha dica na hora de escolher o piso da cozinha é optar por uma pedra, cerâmica ou qualquer outro revestimento mais claro. Os revestimentos mais claros são mais fáceis de limpar, até porque você vê a sujeira com mais facilidade, e piso da cozinha é algo que precisa ser limpo com uma frequência bem grande, por isso facilite sua vida.

Prefira também pisos lisos e sem muito desenhos, os pisos muito desenhados parecem estar sujos e você vai ficar bem incomodado com isso. É importante também prestar atenção no tipo de material que você vai usar, se for pedra, veja se a pedra escolhida não tem risco de manchar, se for o cimento queimado o ideal é impermeabilizar.

Flores

As flores deixam qualquer ambiente mais bonito, flores e plantas são detalhes que fazem diferença na cozinha e você precisa investir. Você pode ter qualquer tipo de flor ou planta, pode ter até uma pequena hortinha na cozinha, esse detalhe já vai fazer uma baita diferença. Fiz até um post recentemente sobre jardim vertical e você pode adequar as ideais para colocar na sua cozinha, dá uma olhada lá, é só clicar aqui.

Vou deixar aqui também algumas imagens de cozinhas com  flores para você ver a diferença que elas fazem nesse ambiente.

Detalhes fofos

Toda cozinha precisa de detalhes fofos, esses detalhes podem ser quadrinhos, itens decorativos e até pano de prato, mas esses detalhes fazem diferença na cozinha, ela fica mais bonita, harmoniosa e muito bem decorada, é claro. Por isso invista nos pequenos detalhes e em detalhes que são fofos para você.

Espero que tenha curtido as dicas, agora é só compartilhar com seus amigos para todo mundo ter uma cozinha linda 🙂

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *