Inspiração

Alguns projetos Casa Cor Paraná

Como prometido eu continuo mostrando alguns ambientes da Casa Cor, dessa vez do Paraná. Se você ainda não viu as outras duas mostras confira aqui e aqui e você que é do Paraná ou está passando as férias escolares no estado não deixe de visitar, pois tem muita coisa legal por lá. Aqui eu vou só deixar vocês com o gostinho de quero mais.

A Casa Cor Paraná está na rua Fernando Amaro, 60 – Alto da XV – Curitiba/PR

Está aberta até o dia 09 de agosto de terça a domingo

Meu objetivo aqui é sempre mostrar ambientes diferentes, já vimos muita coisa legal e dessa vez não vai ser diferente, o primeiro ambiente escolhido foi criado pela design de interiores Yara Mendes, o ambiente é muito grande e tem espaços diferentes. A área usada é de uma antiga fábrica de fitas então você já deve imaginar que estilo ganhou destaque lá, se você pensou no industrial, acertou. A design deixou visível e manteve as mesmas janelas, o revestimento em tijolo maciço e as estruturas do telhado, no local funciona a redação do “Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo”, também são realizados eventos corporativos, filmagens e fotografias. O legal é que mesmo com tijolos e tubulação aparente o local ficou bem diferente do que costumamos ver, está bem moderno.

Como o espaço também funciona como estúdio de gravação a arquiteta colocou luminárias direcionadas, observe também que os espaços são divididos com tapetes, uma sacada legal para você que tem uma grande área e vai criar mais de um ambiente no lugar.

Dica: Use tapetes para fazer a divisão, vai ficar bonito e dividido sem a necessidade de paredes 🙂

Fotografia: Letícia Akemi
Fotografia: Letícia Akemi

Adorei as luminárias usadas e os pequenos detalhes que fazem a diferença no ambiente, mas não deixa ele cheio, muitas pessoas na hora de decorar um ambiente pecam no excesso de objetos e mobiliário. Seu espaço pode ser grande, mas não precisa ser cheio de coisas. Um outro detalhe que faz muita diferença e que venho sempre repetindo aqui são as plantas, elas estão em todos os locais, trazem mais conforto e tranquilidade, por isso ela não podem faltar na sua casa.

Foto dos ambrientes da Casa Cor Paraná 2015 para a revista Haus. Na foto, Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo repaginado pela arquiteta Yara Mendes. Local: Casa Cor Paraná no espaço A Fábrika.
Fotografia: Letícia Akemi

Não podia deixar de falar também da paleta de cores escolhidas, tudo combina, vemos a mesma cor nas cadeiras, almofadas, bancos e cada espaço projetado tem uma cor que se destaca e como vimos na primeira imagem elas se completam mesmo sendo diferente. Por isso você não precisa fazer tudo da mesma cor, se sua cozinha é integrada com a sala, por exemplo, você pode usar cores diferentes, elas só não podem entrar em conflito.

LETICIA AKEMI_YARA MENDES 04
Fotografia: Letícia Akemi

Estar Íntimo e Circulação

O próximo espaço foi criado pelo arquiteto Luiz Maingué em sua primeira participação na Casa Cor Paraná, o grande destaque desse ambiente é a iluminação e claro as cores fortes, quentes e marcantes. O local lembra uma galeria de arte e mostra a importância de expor a personalidade dos moradores.

Note que além da iluminação principal também vemos iluminação indireta que destaca os quadros e obras de arte, essa é uma dica importante e que já falei no vídeo que você confere aqui.

tn_CasaCor15_LuizMaingueII 023
Fotografia: Marcelo Maingué
page
Fotografia: Marcelo Maingué

O arquiteto criou um mobiliário contínuo que explora a extensão do ambiente, a estante tem 7 metros de comprimento com abajures integrados, criada pelo próprio Luiz Maingué. Esse é o lugar destinado a peças-ícones do design brasileiro. O jogo de cores que falei no inicio é trabalhado na composição entre os painéis de MDF, papéis de parede e tecidos e nas cartelas de preto, branco e coral.

O mais legal de entrar em um ambiente bem decorado é perceber que tudo ali foi pensado, cada minimo detalhe, por exemplo as cores nesse ambiente, o preto que cobre as paredes de entrada traz o toque contemporâneo, o amadeirado traz o calor e o branco faz o contraste. Já a cor forte do coral dá energia e dinâmica da área de circulação.  E como não podemos deixar de lado a sustentabilidade o arquiteto usou o piso vinílico, feito de material reciclado 🙂

page
Fotografia: Marcelo Maingué
tn_CasaCor15_LuizMaingueII 052
Fotografia: Marcelo Maingué
tn_CasaCor15_LuizMaingueII 043+cartaz
Fotografia: Marcelo Maingué

Adorei esse ambiente, principalmente porque mostra que podemos usar muita cor sem deixar o ambiente cansativo, ótima dica de composição de cores não é mesmo? E são tantos detalhes que quero mostrar tudo.

Cocktail Bar e Mezanino

Esse próximo espaço foi criado pelas arquitetas Carolina Rousseau e Camila Markowicz no Casa Cor Paraná

Assim como vimos no primeiro as arquitetas optaram por manter a originalidade do espaço, e assim com o segundo é possível encontrar muitas obras de grandes artistas. No primeiro ambiente o Cocktail Bar lembra a aridez do sertão, com tons terrosos, a cor mostarda que remete as areias escaldantes, o turquesa lembrando a água e o verde a matas. Achei o ambiente super agradável e confortável, é aquele ambiente que a gente tem vontade de chamar os amigos para conhecer e ficar conversando lá por horas.

DSC_1646
Fotografia: Marcelo Stammer
page
Fotografia: Marcelo Stammer

O interessante de ambientes assim é ver que é possível colocar identidade de todas as formas, por exemplo, você é do sertão mas mora em São Paulo, essa é uma forma de reviver e está em contato com sua cultura. É claro que esse é um exemplo, você pode colocar identidade e seu gosto no seu cantinho de todas as formas. Minha dica é escolher algo de sua cidade de origem que tem mais destaque e usar isso como base para o resto da decor.

O Mezanino já proporciona um ambiente mais rústico, encontramos ali couro, madeira, palha e cores que remetem ao rústico. O ambiente foi inspirado  no arquiteto e designer carioca Sérgio Rodrigues, falecido em 2014, a famosa poltrona mole de 1957, feita em couro e madeira com inovações de encaixe e estofado é criação dele. O ambiente tem cores neutras que dão destaque à madeira.

Fotografia: Marcelo Stammer
Fotografia: Marcelo Stammer
page
Fotografia: Marcelo Stammer

A madeira deixa o ambiente mais agradável, quente e confortável e esse ambiente tem tudo isso, ela é o grande destaque e todo o resto está ali para complementa-la. Achei lindo o carpete desenhado, trouxe ainda mais aconchego.

Agora eu quero saber qual o seu preferido, eu ainda não consegui me decidir, cada um tem algo de inusitado, diferente e belo que fica difícil de escolher. E se você tem a oportunidade de ver esses e outros ambientes de perto não perca tempo é uma oportunidade única de sentir o que cada lugar desse proporciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *