Dica do profissional

Bate Papo com Aclaene de Mello

Sabe aquela pessoa que você percebe a simpatia só de olhar? A nossa entrevistada de hoje é assim. Aclaene de Mello é arquiteta e uma graça de pessoa, super simpática, atenciosa e uma ótima profissional. Fiz um bate papo com ela e falamos de muitas coisas, tenho certeza que você vai curtir muito.

A Aclaene de Mello é arquiteta e urbanista, técnica em decoração de interiores e especialista em desenho de móveis. Ela é muito talentosa e deu muitas dicas de decoração, além de falar um pouco sobre sua profissão, então separa alguns minutos do seu tempo corrido e confira a entrevista que está sensacional.

UCCP – Você está na mídia participando de programas de TV e rádio, isso ajuda a conseguir mais visibilidade e consequentemente mais clientes?

Aclaene de Mello – Não, a mídia tem a função de dar visibilidade, é como evento de arquitetura você fica mais conhecido e legitima a marca. No caso da rádio o programa é filantrópico e tem como função primordial passar nosso conhecimento e nossa experiência – e dos convidados-  aos colegas que não tiveram -ou não tem –as mesmas oportunidades que a gente e em casos específicos que passam por questões e problemas iguais aos nossos no dia a dia da profissão.

No caso do Baita Ajuda, do programa da Regina Lima, (Band/RS) o programa tem a função básica de dar uma *baita ajuda* pro pessoal “lá de casa” que quer fazer coisas simples e com pouca verba e isso não inclui contratar profissional, então enquanto *clientela* se encerra em si, mas como disse antes, não é isso que estas mídias trazem (clientes), elas trazem a legitimação do nome e da marca e no caso quando alguém ouve falar em você, sabe quem você é e de onde veio e você não precisa ficar provando que é bom no que faz, a pessoa já sabe.

UCCP – Quais arquitetos e decoradores te inspiram?

Aclaene de Mello – A inspiração não vem de uma pessoa em especifico, mas de toda uma classe, que em muitos casos se diz desvalorizada e que de verdade não sabe o próprio valor. Tenho 25 anos de carreira e já tive bastante convívio com varias gerações de arquitetos, desde que eu era estudante (profissionais que hoje até já morreram) e isso é uma bagagem impagável… Entender como estas gerações funcionam (antropologicamente) é a maior inspiração.

Os profissionais mudaram muito nos últimos tempos, seus traços também, suas metas também, e por conseguinte seus feitos, alguns ainda conseguem conferir valor no que fazem, outros não, e os que não conseguem é que são motivo de inspiração (te propulsionam a crescer, a olhar e pensar “mas o que tem de errado neste projeto? porque estou achando ruim? o que eu faria diferente? e ficaria melhor?”). Os que conseguem conferir valor nos trabalhos que fazem, não me inspiram, pois esta inspiração se chamaria copia ou réplica, no meu ponto de vista.

UCCP – O que foi decisivo para escolher essa profissão?

Aclaene de Mello – Um dom de infância eu sempre “curti” organizar a casa, minha melhor brincadeira era  uma casinha dentro de um “galinheiro” desativado, onde eu vivia arrumando, limpando, reformando…Aclaene de MelloUCCP – Qual a dica para a decoração de cozinha pequenas?

Aclaene de M. – Armários profundos que caibam bastante coisas com poucas divisões para não reduzir o espaço e uma boa conversa com a dona – ou dono- da casa incutindo nela- ou nele- a cultura do “quanto menos mais” para evitar que a dona – ou dono- da casa tenha muitas coisas que não usa e colocar com isso a responsabilidade para o meu projeto dizendo “não tem lugar para as minhas coisas “. (ninguém precisa 2 funis, 2 peneiras e assim vai…)

UCCP – Você pode citar 5 itens importantes em um quarto de casal?

Aclaene de M. – Cor que seja definida pelos dois, variação  de luz (conversar, ler, namorar, vestir-se), divisão igualitária de armários, lugar para “jogar” as coisas quando chega e guardar quando estiver com vontade, quadros com fotos de momentos felizes do casal (para quando houver um atrito lembrarem-se porque estão juntos).

UCCP – O pé direito alto é importante em toda casa?

Aclaene de M. – Depende de muita coisa, exemplo, peças pequenas com pé direito alto ficam desproporcionais, peças grandes precisam mais altura para valorizar o ambiente, porém muita altura tira o aconchego.  Qual a melhor altura? Acho que deve ser definido caso a caso, mas pelo código de obras que eu conheci era 260 cm no mínimo, para tudo e 245 cm em baixo de vigas, eu, se mudar isso, fico “desconfortável”, porém os imóveis de hoje estão vindo com 240 e até menos as vezes… e temos que aceitar.

Foto Glauco Arnt
Foto Glauco Arnt

UCCP – Como minimizar a entrada de muito sol dentro de casa?

Aclaene de M. – Cortinas, tela solar, adesivo refletivo, vidros com persiana embutida, vidros fumê e espelhado.

UCCP – É importante pensar na iluminação natural na criação de um projeto e decoração?

Aclaene de M. – Mega importante, mais que vários itens,  a luz tem uma interferência imensa sobre nós. Como fazer da melhor forma? Olhar onde esta a nascente do sol, pesquisar os ventos e o “caminho” do sol em relação a altura do imóvel, a partir destes itens definir a dimensão das aberturas e obedecer peitoris necessários, quanto mais baixo, mais o sol entrará onde é importante

UCCP –  Tem algum espaço decorado por você que possa mostrar e falar um pouco sobre?

Aclaene de M. – Sobre luz. O ambiente abaixo é banhado de luz toda manhã, usei cortina de tecido em dois trilhos, um trilho com o blackout, para não ter radiação entrando todas as manhas de verão (radiação é o que gera o calor), outro com voail para deixar esta mesma radiação entrar no inverno, tudo fechado de dia deixa o imóvel confortável no verão, tudo aberto no inverno também. A noite, se a luz atrapalha para filmes, é só fechar tudo também, se deseja alguma luz externa, recolhe o blackout.

Aclaene de MelloJogo rápido:

Um arquiteto e ou decorador: Mies Van Der Rohe

Um ambiente: Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro

Um lugar: Burano, na Itália

Um projeto: Meu dormitório da menina na Casa Cor RS, inspirado em mim aos 4 anos – na foto “euzinha”

Aclaene de melloCurtiu o bate papo? Eu curti muito, está muito legal e cheio de dicas para você que ama colocar a mão na massa e decorar seu ambiente. Não deixe de conferir outros projetos da Aclaene de Mello lá no site dela, vou deixar o link aqui para vocês. Não esqueça de deixar um comentário falando o que achou 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *