Dica do profissional

Bate Papo com Flaviane Pereira

Me impressiono a cada dia com os decoradores e designs de interiores que passam por aqui, nosso bate papo de hoje é com a Flaviane Pereira. A entrevista está recheada de boas informações e dicas, eu adorei o papo, um dos melhores que passou por aqui até hoje e que ambiente incrível que ela criou para uma família aqui de BH. Confira tudo agora…

UCCP – Qual a sua identidade? Tem algum estilo preferido?

Flaviane Pereira – Meus projetos não seguem um padrão, gosto muito do estilo contemporâneo, mas sigo o gosto do cliente para que  cada projeto seja personalizado e único. Gosto muito de usar uma frase: “Estilo é a incapacidade de ser reinventar”. Por isso não fico presa a modismos estéticos, gosto de brincar com os estilos, faço misturas entre o clássico e o contemporâneo, o rústico e o sofisticado.

UCCP – É difícil renovar sempre?

Flaviane P. – Não, a renovação é o que motiva a minha paixão pelo design. É instigante e desafiador criar novas possibilidades de usos para diferentes tipos de ambientes, gosto muito de dar versatilidade aos meus projetos. Uma sala de estar é sempre diferente da outra, ainda que o mobiliário seja sempre com sofá, podemos criar várias possibilidades de integração, usos e assim criar ambientes únicos.

IMG_9590
Imagem do blog – flavipereira.blogspot.com.br

UCCP – Como começa um bom projeto?

Flaviane P. – É importante considerar o gosto dos clientes, seus anseios e suas necessidades para criar um projeto harmonioso, com a cara dos donos! Não imprimo somente meu gosto pessoal nos meus projetos, entrevisto os clientes, os deixo a vontade para interagir no processo criativo, a partir da montagem do briefing. Um briefing adequado é o primeiro passo para o sucesso de um projeto. A qualidade das informações iniciais, diretrizes do projeto de design, é essencial para que eu entenda as necessidades de meu cliente e desenvolva um trabalho em sintonia com seus anseios. Além disso, eu materializo sonhos, a partir do momento que tenho um projeto aprovado pelos clientes, não haverá mais alterações significativas.

UCCP – O que uma casa bem decorada deve ter?

Flaviane P. – O significado de decoração não é apenas beleza, temos que considerar a ergonomia, o aconchego, a iluminação natural e artificial, criar um layout adequado é muito importante para dar harmonia ao projeto. Uma casa bem decorada, deve ter aconchego, sofisticação, funcionalidade e ambientes acolhedores.

UCCP – Quais materiais inspiram sofisticação, mas que não tem um custo elevado?

Flaviane P. – Alguns dos elementos decorativos que sofisticam o ambiente sem pesar no bolso são os espelhos, o mdf e o vidro incolor. Espelhos são o coringa da decoração, ampliam, dão leveza, sofisticação e são versáteis, podem ser usados em qualquer ambiente da casa. São um ótimo artifício para decorar porque são o tipo de peça que se adapta a tudo, independentemente do estilo da decoração. O mdf ganhou espaço na decoração porque atualmente as empresas investem muito em materiais sintéticos com uma gama grande de cores e texturas, há mdf que imitam madeira e tecido, com brilho ou sem, lisos ou rústicos. Podem ser aplicados em armários, mobiliário, portas, painéis e revestimentos de paredes.  Por último, o vidro incolor, material que imprime jogos de luz na decoração da casa e dão um toque especial de elegância e originalidade. Podem ser utilizados em tampos de mesas, bancadas, prateleiras, portas ou divsórias de ambientes. Assim como os espelhos, podem ser utilizados em banheiros, quartos, salas ou cozinhas.

UCCP – Quais materiais e cores mais gosta de trabalhar?

Flaviane P. – Costumo dizer que sou monocromática, gosto de tons neutros, terrosos e cores pastéis. Mas sempre que o cliente me direciona para a escolha de cores, as uso com harmonia e gosto do resultado. Já fiz projetos com vermelho, roxo, azul e amarelo.

ambientes 2-16
Fotografo Osvaldo Castro

UCCP – Qual dica você pode dar para quem esta decorando uma cozinha?

Flaviane P. – Sem dúvida, a cozinha é o ambiente mais funcional da casa e deve ser projetada para aliar beleza e praticidade. É importante questionar ao cliente quais serão os eletrodomésticos para prever os pontos de água e de energia necessários. A cozinha é também ponto de encontro de muitas famílias, por isso deve receber uma decoração aconchegante. Ter a cozinha integrada a outros ambientes da casa, em especial a sala, propicia encontros sociais que giram em torno das refeições. Todo o cômodo deve ser aproveitado de maneira inteligente, garantindo uma cozinha leve, prática e muito bem equipada.

UCCP – Qual a maior tendência de decoração da atualidade?

Flaviane P. – Assim como a moda, o design também veste a casa, não aponto uma mas várias tendências, o uso de materiais rústicos, estampas em paredes, volumetrias tridimensionais em revestimentos e papéis de parede são sem dúvida os queridinhos do momento. Seja em porcelanato, madeira ou em pedra, revestimentos sintéticos estão em alta. Por exemplo, os porcelanatos que imitam mármore, são menos caros, sofisticados e têm cores uniformes. Já os mármores naturais (que uso muito), podem apresentar difirentes tonalidades. Em todos os tipos de revestimentos há um grande investimento nos materiais sintéticos.

UCCP – Qual a importância de contratar um decorador?

Flaviane P. – Um projeto profissional de decoração traz inúmeros benefícios para o ambiente em que vivemos. Além de deixar tudo mais mais sofisticado e aconchegante, a decoração tem o poder de traduzir o estilo de cada pessoa em ambientes agradáveis, harmônicos e funcionais. Neste contexto, o papel do designer de interiores é fundamental. Com o projeto em mãos, o cliente consegue ter orçamentos mais precisos e evita contratempos. Os projetos profissionais de decoração valorizam o imóvel, tornam mais fácil sua venda e contribuem para aumentar a satisfação do cliente.

UCCP – Tem algum espaço decorado por você que possa mostrar e falar um pouco sobre?

Flaviane P. –Ao adquirir um novo apartamento de 260 m² no bairro Nova Granada, o casal, ele empresário e ela nutróloga, com um filho de 4 anos, tinha em mente apenas reformar o apartamento. Na apresentação do projeto foram surpreendidos por uma série de intervenções indicadas para a otimização do espaço. Na cobertura, a sala foi ampliada, integrada ao espaço gourmet, na área externa foram construídos o lavabo, a sauna e o SPA. Tudo o que queriam e mais um pouco. Um living amplo para receber, um dormitório aconchegante que permitisse horas extras de pesquisa ou de leitura e, por fim, uma decoração leve, sóbria e charmosa. O espaço gourmet tem uma pegada bem mineira, com cores terrosos, muita madeira, ladrilho hidráulico, rústico mas sem perder a elegância.
2015-0722_Thiago-Costoli-6830
fotógrafo Thiago Costoli
2015-0722_Thiago-Costoli-6874
fotógrafo Thiago Costoli
Toda a marcenaria foi desenhada por mim, priorizando a personalização de cada um dos ambientes. A personalidade elegante e sóbria dos clientes foram impressas por todos os lados, a escada ganhou um oratório para São Jorge, santo ao qual o cliente é muito devoto. A religiosidade do casal está presente em vários detalhes do projeto. Revestimentos claros, como o piso de porcelanato que parece mármore e a iluminação aconchegante (projeto desenvolvido pelo escritório da designer), são detalhes que pontuam o ar clean dos ambientes.
2015-0722_Thiago-Costoli-6876
fotógrafo Thiago Costoli
2015-0722_Thiago-Costoli-6898
fotógrafo Thiago Costoli

O filho do casal ganhou um lindo quarto de brincar, especialmente pensado para o pequeno, com tudo à mão, espaço para estudos, games e adaptações de alturas para quando o pequeno crescer. O ambiente é colorido, com tons de azul, bege, vermelho e xadrez. O lavabo é elegante, com teto em vidro, revestimento bronze, bancada em madeira de demolição e iluminação indireta criaram uma atmosfera sofisticada.

2015-0722_Thiago-Costoli-6816
fotógrafo Thiago Costoli
2015-0722_Thiago-Costoli-6944
fotógrafo Thiago Costoli

Jogo rápido

Um arquiteto e ou decorador: Decoradora
Um ambiente: Home cinema
Um lugar: Paris
Um projeto: Viajar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *