Dica do profissional

Bate Papo com Karina Barakat

Conheci o trabalho da Karina Barakat na mostra Morar Mais desse ano, mostrei algumas imagens do ambiente que ela montou junto com a Lilian, é a saleta do casal, um lugar bem aconchegante. Ela bateu um papo comigo e falou não só da experiência de estar em uma mostra, mas também deu dicas importantes de decoração.

UCCP –  É possível decorar sem gastar muito? Por onde começar e no que vale a pena investir?
Karina Barakat – Existem inúmeras possibilidades de materiais mais econômicos para se usar na decoração, o segredo está nas combinações entre eles, e saber onde gastar um pouco mais e onde economizar. Meu conselho é investir no que é durável, como por exemplo um sofá confortável, e gastar menos em itens menores como adornos e almofadas, que podem ser customizados e trocados com mais frequência para o ambiente não ficar cansativo com o passar do tempo.

UCCP – É difícil renovar sempre?
Karina B. – Não é tão difícil quanto parece, uma boa ferramenta é a pesquisa, ver o que esta sendo usando ultimamente, e pensar o que ainda não foi usado. O simples fato de observar os locais por onde passa pode te trazer idéias incríveis para aplicar em um projeto.download (5)UCCP –  É comum a pessoa querer sempre incluir mais alguma coisa na decoração. Qual o momento de parar?
Karina B. – É muito comum um cliente gostar de vários elementos, mas nem tudo pode ou deve ser usado em um espaço, para isso é necessário o acompanhamento de um profissional de design de interiores para fazer as escolhas certas.

UCCP – Você compra itens de decoração em lojas online? Tem algum legal para indicar?
Karina B. – Compro no Westwign e Oppa, são ótimos, chega tudo certinho e bem similar ao que foi apresentado.

UCCP –  Qual a importância de uma mostra como a Morar Mais para a decoração em geral?
Karina B. – A Morar Mais Por Menos é uma oportunidade que os profissionais tem de expor seu trabalho e explorar as tendências de mercado. É como um desfile de moda para um estilista, as idéias podem fluir e o resultado final fica muito mais ousado e interessante para o público.Foto-+Gustavo+XavierUCCP –  O que é para você ter um ambiente na mostra Morar Mais?
Karina B. – Pra mim é uma enorme realização, poder mostrar meu trabalho e estimular a valorização do design.

UCCP –  Você considera a sustentabilidade em todos os projetos?
Karina B. – Tento sempre aplicar a sustentabilidade, seja na matéria prima de um revestimento, móveis reaproveitados, empresas com certificados ecológicos.

UCCP – Tem algum ambiente decorado por você que possa mostrar?
Karina B. – Tenho muitos trabalhos expostos no meu site: karinabarakat.com
Hoje vou mostrar um muito especial em que pensei bastante nos conceitos de sustentabilidade e reaproveitamento.
O quartinho da Alice downloadO antigo quarto de hóspedes foi transformado para receber a tão esperada Alice. O painel de TV foi reaproveitado para ser integrado aos novos nichos decorativos, que escondem a elétrica, e no futuro a TV pode voltar ao uso. A cama feita sob medida ficou mais funcional e econômica, com caixas de mdf cru na lateral ao invés de gavetas, que foram revestidas com a sobra do papel de parede. O resultado final ficou muito bacana, foi ótimo acompanhar todo o processo.
download (1)

download (3)Jogo rápido
Um arquiteto e ou decorador: Sig Bergamin
Um ambiente: Varanda
Um lugar: Inhotim
Um projeto: Hotel Unique de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *