Dica do profissional

Bate papo com Priscila da Mata

Conheci o trabalho da Priscila da Mata quando visitei a mostra Morar Mais de BH, gostei bastante do que vi e achei que ela seria uma ótima pessoa para conversar conosco e contar um pouco de suas experiências. Nessa entrevista você vai encontrar dicas, inspirações e informações principalmente para quem quer seguir carreira. Então vem conhecer o trabalho da Priscila da Mata nesse bate papo.
fotografia_BH_Designer_interior_DuoCliques
fotografia_BH_Designer_interior_DuoCliques
UCCP –  Você formou tem pouco tempo, como foi começar nessa área? Encontrou alguma dificuldade?
Priscila da Mata – Sempre gostei do Design, e busquei fazer muitos estágios e contatos durante a faculdade. Quando me formei em 2012, já tinha um bom portfólio. Meus primeiros clientes foram os familiares que apostaram no meu trabalho e que até hoje me rendem bons frutos. Com um ano e meio participei na minha primeira mostra e já ganhei um prêmio nacional e o troféu mulher influente, a partir deste momento as coisas começaram a acontecer com mais facilidade e passei a ter mais confiança para os projetos seguintes.  No fim, saber aproveitar as oportunidades, investir em si mesmo juntamente com  o talento e profissionalismo são a chave para o caminho do sucesso.
UCCP – Nesse tempo que está trabalhando na área já percebeu alguma evolução do design?
Priscila M. – O Design começou muito antes do nome, evoluiu muito até hoje e esta caminhada não para. Hoje ele é desejado e com isso surgem mais profissionais capacitados para inovar. A cada dia que passa a tecnologia favorece aqueles que tem uma paixão pelo design, dando mais condições e oportunidades para quem antigamente somente “sonhava” em ter design em casa.
UCCP – É importante se atualizar sempre em qualquer profissão. Mas você acha que essa área exige mais do profissional?
Priscila M. – Sempre é possível aperfeiçoar e aprender mais, então cursos e Workshop são indispensáveis para que o profissional tenha sucesso, independente da área que atue. A diferença é que a mudança no design acontece mais rápido do que em outras profissões, então temos que buscar alternativas eficazes para estar por dentro de tudo.
UCCP – Você participou da mostra Morar Mais, qual a importância de participar de um evento como esse?
Priscila M. – As Mostras de decoração abrem portas para novas parcerias, novos fornecedores e clientes, e dão mais confiança para as pessoas que já lhe conhecem contratar os seus serviços. É trabalhoso, mas o retorno é muito positivo em todos os aspectos.
Bate papo Priscila da Mata
fotografia_BH_Designer_interior_DuoCliques
UCCP – Conte quais os desafios de montar um ambiente na Morar Mais e o que achou mais legal?
Priscila M. – A responsabilidade é muito grande. Ao fazer um ambiente em uma mostra, buscamos sempre inovar e queremos ser lembrados pós mostra. O desafio não é fazer um ambiente bonito e funcional, isso já fazemos todos os dias, o difícil é ser reconhecido pelo bom trabalho dentre tantos profissionais. No fim, o mais gratificante é a reação das pessoas ao entrar em seu ambiente, a felicidade e satisfação não tem preço.
UCCP – O que você faz para acompanhar as tendências?
Priscila M. – Eu sou suspeita a falar sobre, pois sou uma estudante incansável. Todos os dias pesquiso novas tecnologias, tendências, procuro referências e acho que isso é imprescindível para um profissional.
Todos os dias temos lançamentos, tecnologias novas, e sem as pesquisas o profissional fica desatualizado. Acompanho muitos blogs, fan-pages, visito lugares novos, pesquiso muito e salvo as coisas que mais me interessam e estão ao alcance dos clientes.
UCCP – Algum cliente já te pediu algo diferente ou inusitado?
Priscila M. – Esse mês projetei uma cozinha onde o cliente solicitou que ela fosse com as cores primárias (Amarelo, Magenta e Azul Ciano), realmente foi um desafio criar uma harmonia para o ambiente, mas o cliente ficou muito satisfeito com o resultado!
Os clientes sempre tem idéias malucas, querem algo de filme, ou fazer algo que seu lar não comporta.
Cabe ao profissional orientar-lo para que ele fique satisfeito e com algo que funcione.
fotografia_BH_Designer_interior_DuoCliques
fotografia_BH_Designer_interior_DuoCliques
UCCP – Na decoração rústica o que não pode pode faltar?
Priscila M. – Bom senso. As pessoas tem o hábito de relacionar o rústico a excesso de madeiras, mas o segredo para uma boa harmonia é mesclar materiais para que o rústico se destaque. É  o que chamamos de rústico Chic, onde o ambiente não fica pesado e mesmo assim tem lindas peças rústicas.
UCCP – Tem alguma dica de decoração para os leitores?
Priscila M. – Se tiver um móvel em bom estado e que lhe atenda, dê um novo uso a ele. Um laqueamento, plotagem e personalização da peça irá valorizar seu espaço com algo único.
UCCP – Tem algum ambiente que fez e pode falar sobre?
Priscila M. – Quarto da Bia
A criança cresce em uma velocidade que reflete nos itens do lar. O projeto foi necessário pois o quarto era de bebê e a Bia já estava se tornando uma mocinha, mas a paixão pelo rosa era incondicional. O espaço é muito pequeno, por isso o objetivo foi mudar o foco da atenção para pequenos detalhes! Utilizamos espelho que é indispensável para dar a sensação de amplitude, o padrão de Madeira tem um tom rosé, e os toques de cor ficam por conta dos acessórios e papel de borboletas e gaiolas! A luminária de árvore além de decorativa ajuda a criança durante á noite! Um ambiente simples onde o diferencial são os pequenos detalhes! Local que além do descanso, é utilizado para estudos, brincadeiras, lazer e o mais importante atemporal! Ao crescer é necessário somente trocar a cor das paredes e escolher um papel diferente e pronto, o ambiente se transforma! 
Bate papo Priscila da Mata
Bate papo Priscila da Mata
Bate papo Priscila da Mata

Jogo rápido

Um arquiteto e ou decorador: Candice Olson
Um ambiente: Espaço gourmet, junta pessoas e uma boa comida.
Um lugar: Meu escritório
Um projeto: Decor solidário
Para conhecer um pouco mais do trabalho da Priscila da Mata é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *