Dica do profissional

Bate papo com Renata Afonso

Quer saber um pouco mais sobre decoração? Então confira o bate papo com Renata Afonso, ela trabalha nessa área há algum tempo e tive a oportunidade de conhecer o trabalho dela no ano passado na Mostrar Morar Mais. Ela criou um ambiente lindo juntamente com outra decoradora e eu não podia deixar de bater um papo coma Renata Afonso.

UCCP – Quando e por que optou pela profissão de design de interiores?
Renata Afonso – Finalizei o curso de Design na escola INAP em 2007. A escolha pelo curso foi pela aptidão que se manifestou desde jovem, estive sempre com o olhar para elaborar ambientes funcionais utilizando materiais sustentáveis. Assim, quando vi a oportunidade de frequentar um curso reconhecido e renomado em Belo Horizonte aproveitei a chance para me dedicar ao aprendizado qualificado.

UCCP – Qual é o espaço da casa que mais gosta de decorar e por quê?
Renata Afonso – Não tenho nenhuma preferência específica, todos os espaços de uma casa podem ser transformados em ambientes aconchegantes e que proporcionam prazer para as pessoas que vivem neles.

UCCP – O que mais encanta no dia a dia de sua profissão?
Renata A. – O que me encanta nesta profissão é trabalhar com o imaginário, com o sonho e com as  expectativas de cada pessoa e/ou família e transformar em realidade. Outro ponto, é proporcionar o conhecimento técnico e específico para proteger contra problemas futuros que
poderiam desagradar e onerar o cliente.

UCCP – O trabalho de decoração não é simples, além de levar em conta a opinião do morador também é preciso trabalhar com outros profissionais. É difícil encontrar bons profissionais como pintores, pedreiros e outros?
Renata A. – Atualmente há profissionais qualificados e dedicados, sendo que se o projeto for bem especificado e a execução acompanhada pelo responsável do projeto, a chance de acontecer erros ou desagrados é mínima. Resultado com qualidade está vinculado aos profissionais, à dedicação, ao envolvimento e ao comprometimento de todos os envolvidos no processo.

UCCP – No que vale a pena investir na decoração de um ambiente?
Renata A. – Os ambientes bem decorados proporcionam momentos agradáveis que estimulam os sentidos sensoriais das pessoas, destacando a visão. Acredito que móveis bem projetados no ambiente e as cores assertivas demonstram o requinte e a harmonização do local.

UCCP – A iluminação é muito importante em qualquer ambiente. Qual a dica de iluminação para um quarto com home office?
Renata A. – A iluminação é um ponto de grande importância no projeto. O ambiente como um quarto “home office“, deverá dispor de luminosidade maior na área de trabalho usando as pontuais e no geral poderá usar a iluminação com dimer.

UCCP – Muita gente tem investido em revestimento só na parte molhada da cozinha ou banheiro. Isso é uma tendência ou você acha que não é legal?
Renata A. – A opção do revestimento na área molhada pode ser uma boa escolha para quem deseja economizar no momento dos acabamentos. Entretanto, nos meus projetos procuro especificar revestimento em todas as áreas, pois se mostram mais duráveis.

UCCP – O que define um bom projeto?
Renata A. – O bom projeto envolve um briefing bem sucedido, o sonho do cliente é soberano e os profissionais envolvidos para a realização do projeto deverão ter a sensibilidade para perceber os pontos de maior relevância para o cliente.

UCCP – Tem algum espaço decorado por você que possa mostrar e falar um pouco sobre?
Renata A. – No ano de 2011 participei do Morar Mais que para mim foi um desfio trabalhar com sustentabilidade e baixo custo onde o resultado foi surpreendente vindo a ser premiado em 1 lugar.
Trabalhamos na cabeceira com tubos de papelão, roupa de cama em algodão com garrafa pet , cortina e pendente de garrafa pet onde usamos mais de 2000 garrafas, estante em OSB , parede revestida de tecido.

Renata Afonso

Renata Afonso

Renata Afonso

Jogo rápido:
Um arquiteto e ou decorador: Pierre Lissoni
Um ambiente: Cozinha Gourmet
Um lugar: Italia
Um projeto: Minha Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *