Dica do profissional

Bate papo com Caio Prates

O bate papo dessa vez é com o Caio Prates, ele é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa, já trabalhou com renomados arquitetos mineiros e com sua experiência criou em 2014 seu próprio escritório. Conheci o trabalho do Caio na mostra Morar Mais, fiquei encantada com o projeto e as ideias realizadas por ele, por isso não podia deixar de fazer uma entrevista.

Tenho observado que cada vez mais a área de arquitetura tem dado espaço para jovens, Caio Prates formou há pouco tempo, já tem seu próprio escritório e participa de grandes eventos como a Morar Mais. Por isso se você gosta dessa área vem aprende um pouco com o Caio Prates.

UCCP –  O que é determinante para o sucesso de um trabalho?

Caio Prates – A atenção ao detalhes que compõe o projeto é um fator essencial para o sucesso do mesmo. Desde o planejamento correto das proporções à composição final dos acabamentos, é importante que se enxergue o trabalho como um todo, garantindo assim uma qualidade geral.projeto Elvis Caio PratesUCCP – O que pode ser considerado de bom ou mal gosto?

Caio P. – Todas as situações podem ser encaixadas no bom ou no mau gosto. O que vai determinar o resultado final é a forma como o profissional conseguiu adaptar as necessidades do cliente ao que ele considera mais correto naquele momento. Muitas coisas irão influenciar no julgamento de determinado profissional com relação ao que ele considera de bom ou mau gosto, como sua formação acadêmica, experiência profissional e até mesmo sua atualização nas tendências do momento.

UCCP – Para gastar pouco em uma decoração, por onde a pessoa deve começar?

Caio P. – Primeiramente a pessoa deve fazer uma relação de tudo que ela deseja e considera essencial no projeto. A partir daí, ela pode buscar referências em fontes especializadas como blogs e revistas para acumular idéias baratas e que encaixem no seu planejamento. Algumas dessas idéias podem ser feitas pela própria pessoa e algumas exigem a atenção de um profissional, que será capaz de indicar os melhores materiais e forma de execução.

UCCP – No que vale a pena investir na decoração e em que não precisa investir tanto?

Caio P. – Para um orçamento reduzido, o ideal é uma atenção maior ao mobiliário que irá compor o ambiente. Além de ser algo que a pessoa irá realmente usar, ele pode compor o espaço de forma a dispensar muitas intervenções com revestimentos caros e grandes reformas. Além disso pense também em pequenos objetos de decoração, como quadros e adornos, que podem substituir os revestimentos de uma parede por exemplo.

UCCP – Qual a sua identidade?

Caio P. – Procuro sempre fazer projetos contemporâneos, atentos para as últimas tendências do mercado. Na minha formação e experiência profissional acumulei idéias que envolvem projetos de linhas modernas e clean. Claro que cada situação exige um planejamento conceitual específico para as necessidades de cada cliente.projeto caioUCCP – Você acha que os arquitetos deveriam explorar mais a identidade brasileira?

Caio P. – Sem dúvidas. O Brasil é uma fonte enorme de inspiração, desde os materiais disponíveis para construção até as formas naturais de sua paisagem. Além disso o nosso clima tropical exige automaticamente uma adaptação e estudo específicos na hora de planejar uma construção.

UCCP – Quais as plantas mais adequadas para um jardim interno?

Caio P. – Em todos os projetos  paisagísticos, nosso escritório conta com a consultoria de um profissional especializado. Isso vai garantir que as plantas escolhidas para cada ambiente sejam as mais adequadas, variando muito de incidência solar, disponibilidade de sombras e água, além do solo utilizado. Sugerimos que a pessoa procure um profissional da área para garantir a qualidade estética e longevidade das plantas.

UCCP – O que os clientes mais buscam quando procuram você?

Caio P. – Os clientes sempre estão em busca de uma junção entre a beleza estética e a praticidade no dia a dia. Vale lembrar que os projetos não podem apenas ser bonitos, mas farão parte das vidas das pessoas, seja a concepção de design de interiores até a construção da casa como um todo.

UCCP – Tem algum espaço decorado por você que pode mostrar e falar um pouco?

Caio P. – Em setembro tive a oportunidade de participar da mostra de arquitetura e decoração “Morar Mais 2015″, onde fui responsável pelo ambiente ” Cozinha do Estúdio da Estilista”. A mostra tem como ideal a junção entre idéias sofisticadas para uma mostra e idéias baratas e simples que podem ser adaptadas por qualquer pessoa na sua casa. Confira mais detalhes aqui.

morar mais caio pratesJogo rápido:
Um arquiteto e ou decorador: Bjarke Ingels
Um ambiente: Cozinha
Um lugar: Roma
Um projeto: Hotel Fasano Boa Vista

Gostou? Se quiser conhecer um pouco mais do trabalho do arquiteto Caio Prates entre no site dele, é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *