Construção e Reforma

Como contratar um Arquiteto e Design de Interiores/Decorador

Vou iniciar uma série a partir de hoje sobre contratar serviços, é muito importante saber como contratar um serviço seja ele qual for, para isso vou dar algumas dicas. E o primeiro profissional escolhido foi o Arquiteto e o Design de Interiores. Como contratar um Arquiteto e Design de Interiores? Sempre falo nesse profissional aqui e temos muitas entrevistas com eles, por isso decidi tirar algumas dúvidas que você possa ter na hora de contratar esses profissionais.

Para começar vamos primeiro ver a importância de contratar esse profissional, nem sempre é necessário, se você quer fazer pequenas mudanças na sua casa a internet pode te ajudar muito, principalmente se você já sabe o que quer. É interessante contratar o design de interiores, por exemplo, se for fazer uma grande reforma e mudar toda a casa de uma só vez. O arquiteto já é um profissional que  não podemos dispensar por qualquer coisa, principalmente se você pretende construir.

Geralmente o arquiteto também é decorador e isso facilita muito, você não vai precisar contratar duas pessoas, mas primeiro vamos entender qual a função de cada um deles.

  • O Arquiteto 

De forma geral esse profissional é responsável pelo projeto, é ele que supervisiona a obra e verifica a execução de tudo, é ele que desenha e mexe na estrutura da casa, confere se é possivel fazer as mudanças que você quer como, por exemplo, mudar as tomadas de lugar, isso um design de interiores não pode fazer.

  • O Design de Interiores/Decorador

O design de interiores aparece quando a casa esta pronta, com paredes levantadas. Ele tem a função de decorar o espaço observando a ergonomia, a acústica, a  iluminação…  É com esse profissional que você vai decidir os materiais usados para decorar a casa, o espaço, onde vai ficar cada coisa. Seu trabalho é dentro de casa, por isso o nome “interiores”.

como-contratar-arquiteto-obra-reforma-projeto-pedreiraoAcho que deu para entender um pouquinho do que cada uma faz e é responsável né. Então se você está construindo e depois vai decorar você precisa desses dois profissionais, a opção que você tem para não precisar contratar duas pessoas é, como disse, procurar um profissional que tenha as duas qualificações.

Como escolher e contratar o profissional

Conseguir um bom profissional nessa área nem sempre é fácil, minha dica é contar com a ajuda dos amigos, eles têm alguém para indicar? Alguém que já trabalhou para eles? É sempre bom dar uma pesquisada e ver quais seus amigos e parentes indicam, veja se o trabalho do profissional foi bem elogiado. Um outra opção são as mostras de decoração que acontecem no país, tem sempre uma mostra acontecendo, já mostrei várias aqui como a Morar Mais em BH que também tem em outras cidades e a Casa Cor Paraná, por exemplo. Nessas mostras você tem a oportunidade de conhecer o trabalho desses profissionais e ver o estilo deles.

Antes de escolher o profissional e fechar o contrato é importante verificar a real necessidade desse profissional. Hoje encontramos tanta informação na internet que muitas vezes não é necessário a ajuda de um profissional. Se você vai só redecorar seu espaço é mais fácil e barato pegar dicas em blog, sites e revistas que contratar um profissional de design de interiores. Uma outra forma de evitar desperdícios contratando esse profissional é fazer apenas uma consultoria, é bem mais barato.

Na hora de fechar o negócio o profissional geralmente tem um contrato, isso é muito importante então exija um, é nele que vai constar o valor, os prazos e demais coisas. Depois de tudo pronto e assinado você deve acompanhar a obra ou as mudanças que farão na sua casa, é importante ficar de olho e cobrar prazos.

E quanto custa?

É complicado dizer quanto o profissional vai cobrar, primeiro vai depender de onde mora, provavelmente um profissional de São Paulo capital, é mais caro que do interior de Minas, por exemplo, segundo que tudo vai depender do “status” se é uma pessoa conhecida por seus projetos e design com toda certeza você vai pagar mais caro. É importante escolher um bom profissional sem olhar muito o valor, mas é claro que existem bons profissionais que cobram menos, muitas vezes você vai pagar mais caro só pelo nome.

Reserva técnica – profissionais que trabalham muito tempo na área e já são conhecidos geralmente tem uma reserva técnica. O que é isso? Esse é um desconto que as lojas e fornecedores dão ao arquiteto ou design de interiores por indicar seu produto. Algumas pessoas repassam esse desconto para o cliente e outros não, então é bom saber disso e deixar claro no momento do contrato. Todo mundo quer pagar mais barato!

Agora você já pode contratar um profissional, pois já sabe como contratar um Arquiteto e Design de Interiores  🙂

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *