Decoração

Como criar mesas para receber – Inspirações caprichadas

Olá, como vai?

Quer se inspirar com lindas mesas? Separei algumas dicas para você criar mesas para receber e deixar seus convidados de queixo caído. Você vai ver ótimas ideias. Ainda pode aproveitar as dicas nesse final de ano quando receber os familiares e amigos.

Já vou deixar uma dica aqui também. A jornalista Eliane Teixeira está lançando um livro chamado “Inspirations”, nele você encontra mais de 500 fotos de ambientes produzidos com truques simples e criativos. Bem legal né? O melhor é que lá você vai ver ideias bem criativas e inusitadas. Como capas de edredom que se transformam em toalhas de mesa e outros truques como:

  • Potes de geleias que viram castiçais para velas;
  • Latas de biscoitos como jarros de flores;
  • Arames cobertos com hera em formato de corações que decoram cadeiras.

São todos truques simples, fáceis e baratos. Confira agora algumas dicas que separei para você criar mesas para receber.

Criar mesas para receber
Imagens do livro “Inspirations”

Criar mesas para receber

Antes de começar a criar mesas para receber você precisa pensar no estilo e combinação de cores. Como você quer essa mesa? Qual o estilo da sua decoração? Você mora na cidade ou no campo? Tudo isso vai influenciar. As mesas devem ter paletas de cores que combinem com o estilo escolhido. As dicas que vou mostrar aqui são da própria jornalista, confira.

Toalhas e jogos americanos – “Nas mesas mais urbanas, dou preferência aos jogos americanos. Apesar de serem mais despojados, eles permitem criar composições para todo tipo de situação. Já na Serra, prefiro as toalhas, que podem ser lisas ou estampadas. Uma das composições que gosto é a de florais com listras. Na hora de escolher os tecidos, acho que quanto mais algodão possível, melhor”.

Louças e acessórios – “Gosto de pratos com informação, mas tento contrabalançar. Isto é, se você tem um prato maravilhoso, ou um faqueiro com um cabo diferente, essa tem que ser a estrela da mesa. O resto precisa ‘desaparecer’. Uma mesa de almoço pode ser criada com as frutas que se tem em casa – limão siciliano, cachos de banana, abacaxis inteiros, ficam lindos”.

Velas para o jantar – “As velas deixam o clima bastante charmoso, mas só uso na decoração para a noite, nunca durante o dia. Sempre evito as luzes de teto, gosto das luzes indiretas, de velas e abajures. Além disso, elas devem ser sem perfume, para não brigar com o aroma da comida. Só gosto das brancas e não censuro onde colocar, mas só acendo as que estão na mesa quando vou servir o jantar”.

Flores na decoração – “São várias as formas de incluir as flores na decoração da mesa. Uma flor que você usa de dia num vaso de palha pode ser aproveitada à noite, num vidro transparente, com uma vela ao lado. Não necessariamente você precisa das flores mais nobres. O importante é que não seja um arranjo alto demais a ponto de impedir que as pessoas se vejam enquanto estiverem compartilhando a refeição”.

Planeje com antecedência – “Saiba a quantidade de pessoas, verifique se dispõe de louça suficiente para servir todos os convidados e também o espaço que cada convidado ocupará, para que todos fiquem confortáveis. Se você vai receber 20 pessoas, muito provavelmente não terá tantos lugares sentados à mesa. Neste caso, costumo fazer plaquinhas de mdf, ou de palha, ou mesmo capas de linho ou fustão para serem usados como apoio, no colo”.

criar mesas para receber
Imagens do livro “Inspirations”

Amei muito todas as dicas, agora é só trabalhar para criar mesas para receber. Com essas ideias pode ter certeza que vai se sair bem. Seus convidados vão amar tanto que você será a anfitriã preferida e ainda vai sempre ser chamada para ajudar na composição de mesas para outras festas.

Se tiver alguma dúvida ou quer compartilhar alguma ideia de como criar mesas para receber deixe seu comentário aqui. Compartilhe com seus amigos também, eles vão gostar de saber sobre o assunto e não saia agora, tem muitas outras dicas no blog, dê uma olhada.

Um grande abraço e até mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *