Paisagismo

Como cultivar orquídea do jeito certo

Como vai? Vamos falar sobre flores?

A orquídea é uma das flores mais conhecidas, mas seu cultivo não é tão fácil, por isso resolvi falar sobre esse assunto. Assim você pode decorar seu ambiente com essas flores, ter flores na casa é muito lindo e deixa a decoração mais especial. Veja como cultivar orquídea…

Você vai conferir aqui algumas dicas que vão te ajudar no processo de cultivo dessas flores. A maioria das orquídeas brasileiras são epífitas, ou seja, que crescem presas às árvores. Não é um tipo de planta que rouba nutrientes, ela só usa o tronco para se sustentar.

Minha primeira dica para você é escolher espécies de orquídeas adaptadas à sua região, esse é um tipo de flor que floresce apenas uma ou duas vezes por ano. Por isso é interessante ter várias espécies diferentes com ciclos diferentes, assim vai ter uma casa sempre florida.

Dicas de como cultivar orquídea

Vou deixar aqui uma lista com orquídeas que você pode cultivar, conheça cada uma delas e veja qual é a melhor opção. Clique aqui para conferir. Depois que escolher as orquídeas de acordo com o tipo e não esquecendo de olhar a região que ela vai ficar bem, está na hora de aprender como cultivar orquídea.

Vasos

A melhor opção para o plantio das orquídeas são os vasos de barro com furos laterais ou os xaxins de palmeira. Esses dois vasos são melhores pois oferecem alta absorção de água e até mesmo de nutrientes. Além disso, eles permitem um enraizamento ideal. É muito importante conhecer bem a planta que está lidando para que ela permaneça viva, com essas dicas de como cultivar orquídea você vai ter uma boa chance.

Mas mesmo assim é importante entender mais e pesquisar bastante, principalmente sobre o tipo de orquídea que está cultivando. Esse vaso abaixo é de vidro, mas por dentro parece ser de xaxins. Mesmo assim não escolha o vaso só pela beleza, a flor já vai embelezar.

Como cultivar orquídea

Luminosidade

Elas devem ficar em locais com luminosidade, é importante oferecer luz no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). É a luz solar que vai favorecer o desenvolvimento das plantas, sem luz a orquídea não florescerá.

Irrigação

Você deve regar a orquídea por cima, deixando sempre a água escorrer totalmente. O ideal é regar pelo menos duas vezes por semana quando o clima estiver quente. A dica para saber quando deve regar novamente é colocando o dedo no substrato, se estiver seco está na hora de regar. A terra deve ficar sempre úmida e nunca encharcada, não deixe pratos embaixo dos vasos para não acumular água. Isso pode acarretará no apodrecimento das raízes.

Ventilação

A orquídea necessita de um local bem arejado, mas você deve evitar ventilação muito intensa.

Adubação

Assim como todas as outras plantas, as orquídeas também precisam de nutrientes. Por esse motivo o ideal é adubá-las uma vez por semana, isso mesmo, parece muito, mas você precisa tomar esse cuidado. Use adubos químicos como NPK 20-20-20, ou orgânicos:

  • Farinha de osso;
  • Torta de neem;
  • Torta de mamona;
  • Bokashi, entre outros.

Se você escolher adubos líquidos foliares, adiciona algumas gotas à água e procure molhar a parte inferior das folhas. É nessa parte que se encontram os estômatos que realizam a absorção de água e nutrientes.

Agora você já está pronto e sabe como cultivar orquídeas, parece complicado, mas se você dedicar um tempinho para cuidar pode ter certeza que vai ter flores lindas em casa e no seu jardim. Se tiver alguma dúvida é só entrar em contato que posso te ajudar.

Beijos e até mais

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *