Decoração

Como deixar a casa do idoso mais segura?

De um tempo pra cá tenho passado mais tempo com minha vó e na casa dela, por isso decidi falar um pouco sobre esse tema. Minha vó já tem mais de 86 anos e mora sozinha, na casa dela o único lugar adaptado é o banheiro, mas não tem nada de mais também. Sei que agora ela ainda não precisa, mas não é bom arriscar. Por isso resolvi falar desse tema, até porque ele faz parte da casa e porque não, da decoração. Vamos ver como deixar a casa do idoso mais segura.

Para deixar a casa do idoso mais segura não existe mistério, você não vai precisar de muita coisa, vamos começar pelo local que mais precisa de atenção, o banheiro.

Casa do idoso mais segura – ambiente banheiro

O banheiro é um local naturalmente perigoso, é perigoso para criança e para o idoso. O banheiro precisa de segurança, no caso de um idoso o piso do banheiro precisa ser antiderrapante, ele é mais seguro e quando molhado não fica escorregando como os outros. Por isso não deixe de investir nesse piso. É importante também colocar barras de segurança, assim o idoso pode segurar para tomar o banho com  mais segurança.

Casa do idoso mais segura

Na casa da minha vó o banheiro tem piso antiderrapante e tem uma barra de segurança dentro do box. Se o idoso consegue andar normalmente e faz tudo sozinho acho que essas duas medidas de segurança são as mais importantes. Mas se o idoso já tem dificuldade para sentar e levantar é interessante ter uma barra de segurança ao lado do vaso sanitário também.

A casa do idoso mais segura – geral

No geral a casa precisa ser livre , nada de coisas espalhada ou muitos detalhes em cada lugar, é legal ter um espaço bom para que o idoso possa caminhar com segurança sem esbarrar nas coisas. Acho que esse é um dos principais detalhes de uma casa segura. É legal prestar atenção na decoração, mas também é importante não encher demais de coisas, essa casa precisa ser como a casa que tem criança pequena, pois se o idoso cair e tentar segurar na mesa, por exemplo, a mesa não pode ter nada pesado em cima que pode cair sobre ele.

A iluminação também é muito importante, a casa de um idoso precisa ser iluminada, se na casa não tem iluminação natural coloque luminárias e lâmpadas potentes que vão clarear o ambiente. Já falei aqui sobre o quarto do idoso e lá tem dicas que podem ser aplicadas em toda a casa.

Um outro detalhe muito importante é o tapete, você pode sim ter tapete em casa, a casa do idoso mais segura pode contar com tapete, mas o tapete precisa ser baixo e não pode deslizar pelo chão. Coloque ele preso debaixo da cama ou sofá e escolha um que seja antiderrapante. Isso vale para tapetes maiores e os menores no banheiro e na porta da casa, por exemplo.

Para ter uma casa do idoso mais segura não tem segredo, você precisa pensar nas formas de criar o ambiente ideal para o que você precisa, cada pessoa é de uma forma e precisa de cuidados diferentes. Minha vó vai fazer 87 anos e a casa dela é segura e atende as necessidades dela, mas para sua vó ou mãe pode ser diferente e ela pode precisar de mais ou menos cuidados.

Fique sempre atento e siga essas dicas, elas são básicas e bem simples e você pode montar um ambiente bonito e bem decorado, mas com muita segurança. Deixe a caso do idoso mais segura seguindo essas ideias e cuide bem de quem já cuidou muito de você. 🙂

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

1 thought on “Como deixar a casa do idoso mais segura?

Comments are closed.