Decoração

10 dicas de como escolher cortina perfeita para sua casa

Olá! Como vai?

A cortina faz uma baita diferença no ambiente, você já deve saber disso. Um ambiente se transforma apenas com o uso da cortina. Mas ela precisa ser usada corretamente, se não usar seu ambiente vai ser transformado, mas de forma negativa. Veja aqui como escolher cortina e não errar na decoração.

Na maioria das vezes a pessoa só vai pensar na cortina quando a decoração já está bem pensada, ela é uma das últimas coisas. Além disso, quem quer economizar adia sua compra, mas a cortina não deixa de ser importante. É ela que vai te dar privacidade, que vai ajudar a controlar a temperatura do ambiente, entre outras coisas.

Existem muitas opções no mercado e por isso ficar na dúvida de como escolher cortina, isso é muito comum. A tarefa de escolher a cortina ideal se torna bem difícil. Por isso veja as dicas e não erre na escolha, veja como escolher cortina perfeita…

Como escolher cortina

Com as 10 dicas que separei você vai consegui escolher a cortina perfeita para seu ambiente e não vai ter problema com a decoração. Já falei aqui no blog outras vezes sobre esse assunto e já até mostrei como ela deve compor o ambiente. Mas o objetivo de hoje é te ajudar na hora da compra, vamos acabar com as dúvidas?

como escolher cortina perfeita

1. Pense no objetivo

É claro que você vai pensar na beleza também. Mas mais do que isso, você precisa pensar no motivo de querer usar a cortina, ela vai servir apenas para compor o ambiente ou você quer para ter alguma utilidade? Como falei acima, a cortina pode ser usada para cumprir diversos objetivos, pode servir como controle de temperatura, pode ter blackout, entre outras coisas. Pense no porquê você quer uma cortina. Essa é a melhor forma de como escolher cortina.

2. Pense na praticidade

Você não precisa escolher só cortina, também pode usar uma persiana. O importante é saber o que é melhor para você e qual será mais prático. Pense se vai ser melhor usar varões ou trilhos, nessa hora é importante ponderar até mesmo sobre a facilidade de abrir e fechar e a facilidade de retirar para limpar.

3. Analise todas as opções

Existem muitas opções de cortina, você pode escolher um tecido bem fino, algo mais grosso, pode preferir uma persiana e até mesmo escolher uma persiana de madeira. São muitas as opções, por isso não descarte antes de analisar e descobrir o que é melhor. As persianas de madeira, por exemplo, são um clássico e combinam muito com a maioria dos estilos de decoração. Mas ela também acumula muita poeira e será mais difícil de limpar, por isso deve refletir bastante antes de fazer sua escolha.

4. Escolha também algo mais simples

Essa dica vale para você que não tem muito dinheiro para investir, uma cortina simples que vai cumprir seu objetivo é a cortina screen. É claro que o objetivo não é deixar o ambiente bonito e compor ele, ela é mais prática, vai ajudar em caso de privacidade, iluminação e calor. A cortina screen tem uma instalação rápida é que pode ser ativada por uma corda. Sua limpeza também é bem fácil, você só precisa de um pano umedecido.

como escolher cortina perfeita

5. Qual tecido escolher

Se o objetivo é compor o ambiente e deixar ele bem decorado você precisa pensar no tecido, existe muitos como linho, algodão e materiais sintéticos. Antes de escolher pense no quanto você quer que a cortina bloqueie a luz. Dependendo disso você vai ter certas opções.

6. E o tamanho?

Essa é uma das maiores dúvidas, em mostras de decoração que vou, as cortinas estão sempre arrastando no chão, fica lindo. Mas você precisa pensar na praticidade, imagine a poeira e dificuldade de limpar. Elas arrastam no chão e ficam quase um dedo a mais, minha dica é não seguir isso. O correto é deixar ela tocar no chão, mas sem sobrar. Ela também deve estar desde o teto. Você também pode deixar alguns centímetros a mais de cada lado, isso permitirá que nenhuma fresta de luz escape.

A cortina também pode ser usada para corrigir imperfeições, se a janela não está no meio da parede, você pode corrigir com a cortina. Veja aqui o projeto criado pelo stúdio Meraki, para sala de estar, as dicas são ótimas.

7. Misture os tecidos

Essa é uma dica para você que deseja que sua cortina cumpra várias funções. Você pode ter um tecido leve e também um mais pesado para bloquear os raios de sol. É bem fácil usar dois tecidos e eles podem ser instalados por dois trilhos, as duas poderão funcionar independentes.

como escolher cortina perfeita

8. Sobre as cortinas com blackout

Elas oferecem comodidade, você pode querer cortinas nesse estilo por diversos motivos. Não tenha medo de usar por achar estranho, você pode usar a dica acima e colocar um tecido mais leve na frente do tecido com blackout. Veja as opções que tem e escolha a que te deixa mais confortável. Até porque, ninguém merece ver TV ou mesmo trabalhar com o sol incomodando e atrapalhando a tela.

9. Cores para sua cortina

Essa é uma parte que deve te atenção. Eu gosto de cortinas mais claras, mesmo que o ambiente não tenha muitas cores claras. Elas vão até ajudar a quebrar um pouco as cores escuras. Mas um dos motivos da cortina ser escolhida por último é que ela deve combinar com a decoração. Mesmo assim, escolha uma cor neutra, pois cortina é um investimento caro e vai durar por bastante tempo.

10. Leve sempre em consideração o seu gosto

Você pode observar tudo o que falei aqui, mas se não fizer algo que gosta, de nada adianta. Não esqueça o seu gosto pessoal, isso também é importante. A cortina é mais que um elemento decorativo, ela ajuda a dar personalidade na casa.

como escolher cortina perfeita

Seguindo todas essas dicas e os conselhos de um profissional pode ter certeza que vai fazer uma boa compra e seu ambiente vai arrasar. Depois disso não vai ter dúvida de como escolher cortina.

Quer acrescentar algo? Deixe seu comentário que posso ajudar, vamos compartilhar experiências. Ah!!! Não vá embora agora, veja outros artigos aqui, você vai aprender muito 🙂

Beijos 

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *