Decoração

Como usar o lustre na mesa de jantar – dicas

A princípio pode parecer bobo ter a forma certa ou mais indicada de colocar o lustre na mesa de jantar, mas não é. Você sabe como usar o lustre na mesa de jantar? Sabe a altura certa que ele deve ficar? Se qualquer tipo serve e se ele tem que combinar com o formato da mesa?

Essas coisas fazem muita diferença na hora de compor o espaço, se feito da forma correta vai deixar seu ambiente mais bonito, harmonioso e bem pensado. Na decoração nada é feito por acaso e tudo tem um porquê, assim como o design, você já parou para pensar por que a marca tem aquela cor, ou por que tem aquele formato de letra? Tudo foi muito bem pensado.

Bom, então vamos aprender como usar o lustre na mesa de jantar na forma correta a começar pela altura. Não existe a altura certa, mas um indicada, até porque sua mesa pode ser mais baixa ou mais alta, então o correto é colocar o lustre nem tão alto e nem tão baixo. Uma medida boa é mais ou menos 70 cm de altura da mesa, assim o lustre não atrapalha a visão de quem está sentado e também não fica tão alto de forma que a pessoa consiga enxergar a lâmpada dentro do lustre.

lustre sala de jantar

Redondo, quadrado ou retangular?

A forma do lustre vai depender da sua mesa, se sua mesa é retangular ou quadrada você pode usar lustres retilíneos ou curvos, mas as mesas redondas conversam melhor com lustre redondos, nada de colocar uma peça retangular em uma mesa redonda.  A quantidade de luminárias também vai depender da mesa, se sua mesa tem mais de seis lugares use mais de uma ou uma peça grande e retangular que acompanhe a extensão da mesa.

Você pode sim usar mais de duas luminárias, mas elas devem ser menores, assim não fica desproporcional. Pode usar também luminárias com vários pendentes e lâmpadas, tudo vai depender do seu gosto e bolso.

lustre mesa redonda lustre pendente mesa quadrada lustre pendente mesa retangular

Mas minha mesa não fica no centro da sala

Muito fácil de resolver seu problema, use um desviador de fio. A segunda opção é usar uma luminária de piso, assim como nas fotos:

luminaria com desvio de fio luminaria de piso sobre a mesa

E a iluminação?

Eu acho que o ideal é ter uma iluminação que se adeque a ocasião, assim, se você for fazer um jantar romântico vai ter uma luz mais baixa e se for uma jantar com amigos um lugar mais iluminado. Use um dimmer no lugar do interruptor, dessa forma você pode controlar a intensidade da luz.

Eu já dei dicas de iluminação aqui no blog e vale a pena conferir, veja aqui. Tem também um vídeo bem legal…

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

94 thoughts on “Como usar o lustre na mesa de jantar – dicas

  1. Boa tarde!! Minha sala de estar e junto com a de jantar e um espaco de 3 de largura e 5 comp . Gostaria de saber se por um ventilador de teto na sala de estar branco e um pendente preto na mesa de jantar ,fica bom ou o certo o ventilador ser preto também?

    1. Oi Raquel, tudo bem? Como o branco é uma cor neutra não tem problema usar o ventilador branco não. Não é legal deixar ele destacando demais, mas se ele ficar bem neutro no ambiente vai ficar legal. O branco é legal por isso, ele combina com qualquer decoração. Ah! Minha dica é ter um ventilador branco, mas simples, sem muitos detalhes, deixe para o pendente na sala de jantar chamar atenção e se destacar no ambiente que é um só 🙂 Espero ter ajudado

  2. Olá!! Que tipo de lustre devo usar em uma sala de jantar/churrasqueira? Posso usar um lustre de cristal? Minha mesa é retangular, de madeira com 2,2m. Obrigada!!!

    1. Oi Juliana, você pode usar um lustre de cristal sim, mas ele precisa combinar com sua decoração, se tem uma decor mais requintada o lustre é uma ótima opção. Mas lembre-se que ele deve ser proporcional ao tamanho da mesa, se sua mesa é retangular, opte por um lustre nesse estilo também, ele não precisa ser grande, mas pequeno demais pode ficar desproporcional e estranho. Pendentes sobre a mesa também ficam bem legais, como nessa imagem: http://1.bp.blogspot.com/-K4q5OqMChB0/VOTrSnBTdYI/AAAAAAAAA4o/cOcxX6wnc3Y/s1600/19436.jpg

      Espero ter ajudado 🙂 Beijos

  3. Tenho copa(sala de almoço) e cozinha e hj o plafom na copa está no meio do cômodo mas quero trocar por lustres pendentes sobre a mesa, que por sua vez não fica no centro do cômodo e sim, mais na lateral. Esses lustres tinham, por via de regra, que estar no meio do cômodo? Fica estranho colocá-los sobre a mesa mesmo que não estejam centralizados no cômodo? Obrigada.

    1. Oi Valquiria, esse é realmente um problema de muitas pessoas, mas você pode encontrar formas de colocar os pendentes sobre a mesa. No post mostro duas opção, uma é desviar o fio e a outra é a luminária de piso. Você também pode fazer algo nesses estilos e aproveitar um pouco o estilo industrial: http://cdn3.limaonagua.com.br/wp-content/uploads/2014/11/1-ilumina%C3%A7%C3%A3o-industrial-bancada-cozinha.jpg http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Casaejardim/foto/0,,69809459,00.jpg http://s2.glbimg.com/AJBfYwJpk8F0mIgf6hbhcV9b_cs=/620×455/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/01/28/apartamento-industrial-estudio-vitor-penha-canos-concreto.jpg

      Essa é uma opção que muitas pessoas usam para não ter que mexer demais, principalmente quando a casa é alugada. Espero ter ajudado, beijos 🙂

  4. Oi Taíza! Existe uma proporcionalidade entre a quantidade de braços de um lustre de cristal e a área? Ou a largura do lustre e a área do comodo ou da mesa?

    1. Oi Débora, tudo bem? Bom, a quantidade de braços vai depender do tamanho, quanto maior, mais braços. Mas é importante ter uma proporcionalidade sim, fica estranho um lustre muito grande em um lugar pequeno. Essa proporção vai depender do seu bom senso, porque não tenho como falar. Encontre algumas inspirações na internet que tenha o mesmo modelo do seu ambiente, pode ajudar 🙂 Beijos

    2. Oi Taiza! Então, estou construindo e fiz uma sala de jantar. meu marido insiste que a iluminação tem que ficar no centro mas como vamos rebaixar de gesso disse a ele que o lustre tem que ficar sobre a mesa, que será um pouco para o canto e não no centro. estou certa?

      1. Olá Cristiane, está certa sim, o lustre deve ficar centralizado com a mesa. Essa é a melhor forma e a mais bonita também, além de ser útil quando usar a mesa. Mostre algumas referências para ele que com toda certeza vai entender o que você quer 🙂 Beijos.

  5. Boa noite! Minha sala da casa nova é de 4×2.50 ( comp x larg) pretendo decora-la sala de estar/TV e jantar. Sei que será um desafio.comprei mesa de 1.30 quadrada 4cad. O lustre será redondo. Qual o tamanho ideal (circunferência), 30,40 ou50? Agradeço antecipadamente.

    1. Olá Fabiana, bom na verdade é bem fácil, para salas de jantar com menos de 4 metros por 4 metros você vai usar um único lustre. O aparelho deve ser de 1/2 da largura da mesa, ou seja, se sua mesa tem 1.30 o ideal é um lustre com circunferência de 50. Espero ter ajudado 🙂 Abraço!

  6. Gostaria de saber qual o diâmetro ideal de lustre para uma sala 3mx3m? Gostaria de um plafon de cristais, mas estou em dúvida do tamanho.

    1. Ei Vanessa, tudo bem? Quando a sala de jantar tem menos de 4 metros por 4 metros você vai usar um único lustre. Seu plafon de cristais deve ser de 1/2 da largura da mesa. 🙂 Abraço

  7. Boa noite. Gostaria de saber qual o tamanho do lustre pra minha mesa de jantar de 1.40 por 1.40. De 6 lugares. E sala de jantar e estar juntos. Sala 28m2

    1. Oi Valquiria, tudo bem?O aparelho deve ser de 1/2 da largura da mesa, ou seja, no seu caso aproximadamente 60 de circunferência. Abraço!

  8. Boa noite, a sala de jantar é conjugada com a cozinha em ilha e a mesa(retangular) fica na frente da ilha, fica estranho colocar um trio de pendente em cobre aramado, com meus eletrodoméstico em aço escovado.

    1. Boa noite Joelma, não tem problema não. Mas tem que prestar atenção no tamanho dos pendentes, porque se a sala for pequena, três pendentes é muito. Abraço!

  9. Olá,
    Minha sala de estar e jantar são integradas, mas a de estar possui o pé direito duplo. Comprei um grande pendente off white para a sala de jantar e na sala com o pé direito alto tenho 6 spots, mas ainda não defini que tipo de lustre, pendente, spot, devo usar. Os pendentes precisam combinar? Obrigada

  10. Olá Taíza. O problema que estou encontrando é o seguinte, nossa sala de jantar é bem estreita, assim teremos que manter a mesa mais encostada na parede para não atrapalhar muito a circulação, mas para usar a mesa com todas as cadeiras ela será deslocada cerca de 50 cm. O que seria melhor, centralizar o lustre pendente sobre a mesa mais encostada na parede (que será a maior parte do tempo) ou centralizar na mesa deslocada para seu total uso(algumas vezes).Qual sua sugestão.Obrigada.

    1. Noreli, também fiquei na dúvida e pedir ajuda para uma profissional 🙂 O nome dela é Aclaene de Mello e já deu entrevista aqui no blog, depois você dá uma olhada. Vou deixar aqui a resposta dela:
      “Eu acho melhor usar o lustre na condição que sempre ficara, se for preciso usar um só, mas se a cliente dispõe de um pouco mais de verba ela poderia usar dois lado a lado, mas acho que seria melhor não colocar um lustre tipo redondo e sim uma tipo retangular e usar o lustre na condição que sempre ficara a mesa, na condição DESUSO”

      Espero ter ajudado 🙂

  11. Ola Taiza,

    Minha Duvida é o seguinte, o lustre estava centralizado exatamente no centro de uma mesa de jantar retangular. Mas, minha esposa colocou um aparador na parede, e a mesa teve que sair um pouco do lugar, e o lustre então saiu um pouco do centro da mesa, continua em cima, mas, esta um pouco proximo a ponta da mesa.

    Tem algum problema, fica feio ???

    A gente pode continuar com o aparador na sala, ou devemos retira-lo, para o lustre continuar exatamente no centro da mesa ??

    Muito obrigado

    1. Oi Alexandre, o ideal é que ele fique centralizado como estava antes, mas se tem um aparador agora e não tem outro lugar para ele ficar, não tem problema. Minha dica é só não usar o pendente muito baixo, pois isso vai atrapalhar a pessoa que estiver sentada na mesa e mais perto dele. Mas se o lustre estiver mais no alto não tem problema não, é comum fazer modificações assim na casa e no meu ponto de vista, é melhor ter um aparador que um lustre completamente centralizado na mesa 🙂

  12. Olá Taíza,

    Fiz o rebaixo do teto e minha sala é em L, estar/jantar, tenho muitas dúvidas sobre tamanho do lustre e formato ideal, minha mesa é de 1,80×1,00 e gostaria de usar um lustre de cristal. Adoraria que me ajudasse, posso contar com você?

    1. Oi Sírley, te ajudo com muito prazer. Na verdade não tem segredo, o formato do seu lustre de cristal não vai depender da forma da sua sala e sim da mesa, como é uma mesa bem grande e retangular o ideal é usar um lustre retangular também, ou mais de um pendente. Ele precisa conversar com sua mesa, vou deixar aqui o link de uma pasta no Pinterest, tem inspirações legais que podem te ajudar https://br.pinterest.com/uccpoucas/sala-de-jantar/

  13. Olá, tenho uma sala de jantar com 4,5mx3,2m e ganhei uma mesa totalmente rustica de 2mx1m. Gostaria de saber se posso colocar 2 pendentes sobre ela, qual circunferência mínima, qual a altura ideal e qual cor usar. (Paredes brancas, piso branco, mesa totalmente rustica sem pintura) Desde já, agradeço.

    1. Oi Daniel, tudo bem? Você pode usar sim dois pendentes, como a mesa tem 2 metros vai ficar legal, não existe uma regra sobre a circunferência mínima que você pode usar, o ideal é algo proporcional ao tamanho da mesa, se ela tem 1 metro de largura, escolha algo que tenha cerca de metade ou um pouco mais. Sobre o altura ideal uma medida boa é mais ou menos 70 cm de altura da mesa, agora a cor, como seu ambiente é neutro com parede branca e piso branco, qualquer cor vai ficar legal, vou deixar aqui o link com algumas inspirações de mesa rústica com pendentes: http://casaedecor.constancezahn.com/10-salas-de-jantar-com-mesas-rusticas/

      Abraço e qualquer dúvida é só falar

  14. Prezada, tenho uma mesa de 4 cadeiras medindo 1.10 x1.10 ela fica encostada na parede onde tenho um espelho bizotado acompanhando a mesma. Quero colocar um lustre pendente centralizado na mesa que tamanho de lustre devo usar ? Fica bom de cristal ? Redondo ou quadrado? Aconselha com várias lâmpadas ou só uma? Minha parede é cinza claro com teto branco que cor devo colocar. Lembrando que a mesa fica junto do cômodo da TV.

    1. Oi Adriano, como o tamanho da sua mesa é pequeno, o ideal é um lustre pequeno que não chame tanta atenção, seu pendente deve ser único e o tamanho o ideal seria a metade do tamanho da mesa. O lustre de cristal vai ficar bom se a decoração combinar com ele, nem sempre o estilo da decoração pede um lustre de cristal, se optar por um de cristal minha dica é não exagerar no tamanho e quantidade de lampadas, pois o lustre de cristal vai ficar exagerado junto com o espelho. Sobre o formato, não importa, você pode escolher o que achar mais interessante, o formato não vai influenciar em nada. A cor da sua sala também não vai influenciar na escolha da luminária. Para te ajudar, dê uma olhada nessas imagens: https://br.pinterest.com/uccpoucas/sala-de-jantar/

      Abraço,

  15. Olá, minha mesa é de madeira com vidro preto, 2.00×1.00. Gostaria de saber se o pendente modelo átomo da tok stok fica legal? Pode ser o cobre ou o grafite, pois o detalhe dos armários dia bronze? Desde já. Obrigada!

    1. Oi Paula, vai ficar legal sim, ela é uma luminária bem moderninha e vai ficar legal com a mesa de madeira, como os detalhes do seu armário são bronze minha dica é usar uma luminária que tenha a cor mais parecida, no caso o cobre acho que combina mais 🙂 Espero ter ajudado.

  16. Taíza, por favor preciso da sua orientação… tenho uma mesa retangular 6 cadeiras, com vidro leitoso e o teto acima da mesa deixei um vasado em gesso no mesmo formato da mesa e gostaria de orientações a respeito de qual tipo de lustre usar. Sou apaixonada por lustres de cristais.
    Obrigada😚

    1. Olá! Tudo bem? O ideal nesse caso é usar 2 pendentes pequenos ou um lustre de formato regular também, dessa forma: http://4.bp.blogspot.com/-8-i33l5SLQU/U5lK81DmitI/AAAAAAAAVLs/Bfok844YIYE/s1600/FLG_5180baixa2.jpg
      Como gosta de lustre de cristal é possível encontrar da forma que gosta como mostrei neste link. Só para te dar mais uma ideia, esse é quadrado, mas é bem parecido com o que falou sobre ter um espaço em gesso no teto: http://2.bp.blogspot.com/-oUIXUQqzT1o/URkIwvoXZrI/AAAAAAAAB-k/mobAki9hEBU/s1600/aqui_comb_110615094445.jpg

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar.

  17. Olá, Taíza! Que bom ter achado esse blog! Obrigada pela ajuda. Gostaria de te pedir uma orientação, por favor. Compramos um lustre de cristal redondo com 50cm de diâmetro p/uma mesa de 1,30m x 1,30m, já vi aqui nas suas respostas que bateu certinho. A dúvida agora é sobre o que comprar para o meio da sl de estar, q hj tem no centro um simples bocal. Ela é uma continuação da de jantar, não rebaixamos o teto, mas colocamos uma moldura em gesso em volta (da sl de estar), c/três spots sobre o sofá e dois sobre o painel de tv (bem nas pontas), mas tem o centro. O que combinaria (qual material), sem aquele efeito de “mta informação”, com o de cristal? (Ele tem 90cm e está a 70cm da mesa, já é o destaque, mas não queremos deixar o centro como está, não gostaria de refazer o teto e ficar só com os spots). Já rodamos a cidade e não tivemos uma ideia boa ainda. Desde já, agradeço.

    1. Olá! Que bom que ajudei, não é bom deixar só os spots, você precisa colocar algo que não chame tanta atenção, já que o lustre de cristal já é o centro da atenção desse ambiente conjugado. Para te ajudar, acho mais fácil mostrar algumas imagens, vou deixar o link delas aqui: https://www.artmaison.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/12/plafon-sala.jpg
      http://aptodecoradopequeno.com/wp-content/uploads/2016/02/luminaria-plafon.jpg
      http://www.casaseimoveis.com/wp-content/gallery/lustres-para-sala-de-estar/lustres-para-sala-de-estar-7.jpg
      O mais interessante é usar uma luminária que fique mais perto do teto e não chame muita atenção, vai encontrar algo desse tipo.
      Abraço, qualquer dúvida é só falar.

  18. Olá querida! Gostaria que me orientasse com respeito ao pendente que comprei. Minha mesa é retangular 2,00×1,00 de madeira e o tampo de vidro preto com 6 cadeiras. As paredes da sala branca e o piso também..comprei um pendente com tiras de madeira no formato de um globo…esse formato nao é viável para mesa retangular?

    1. Olá Bia, o formato do seu pendente não vai influenciar muito não, você pode ter uma mesa redonda e usar um pendente mais quadrado, não tem problema. O que deve observar é o tamanho, se ele for muito pequeno, indico usar dois, dessa forma: http://www.detalhesmagicos.com.br/wp-content/uploads/2016/06/2.pendente-na-casa-de-jantar.jpg

      Mas isso vai depender do tamanho do pendente, muitas vezes não tem necessidade 🙂 Qualquer coisa é só falar, encontre referências que vai ajudar bastante, beijos

  19. Olá! Tenho uma dúvida, minha sala de estar é junto com a de jantar. Eu posso colocar o lustre da mesa de jantar desalinhado do ventilador de teto da sala de estar? O centro da mesa não é o mesmo do centro da sala de estar.

    1. Pode sim, você quer colocar o lustre no centro da mesa né? Muitas pessoas fazem isso por diversos motivos, mas uma dica que não vai dar trabalho é usar uma luminária de piso, dessa forma você não precisa mexer na instalação e fios e vai ficar bonito e moderno, assim: http://assimeugosto.com/wp-content/uploads/2012/07/sala-de-jantar-com-mesa-branca.jpg
      http://decorsalteado.com/upload/editor/luminaria-piso-sala-jantar-modelos-dicas-decor-salteado-14.png
      Espero ter ajudado 🙂 Beijos

  20. Ola Taiza!
    Temos uma sala de jantar colada na de estar e ambas com pé direito Duplo, e nossa mesa é de 8 lugares 1x2m. Na ponta da sala de jantar? Queremos um lustre de 1.30 de diâmetro, de cristal. Fica grande demais para a mesa e ambiente?
    Obrigado.

    1. Oi Ricardo, o ideal é que o lustre seja de 1/2 da largura da mesa, ou seja, se sua mesa tem 1.30 o ideal é um lustre com circunferência de 50, por exemplo. Acho que um lustre de 1.30 de diâmetro para uma mesa com largura de 1 metro é bem grande, tente optar por dois pendentes menores, já que a mesa tem 2 metros e dá essa possibilidade.

  21. Ok Taíza, mas nosso teto alto só tem 1 ponto de fio descendo, centralizado no meio da mesa. A sala de estar conjugada com a de jantar ja temos três luminárias embutidas no teto. Para mudar qualquer coisa de ponto de fio e cabo de aço seria uma mão de obra muito grande e cara. O vão completo da sala de estar e jantar mede 4.75×7,10 m e altura de 6m. E minha esposa insite em querer colocar um lustre de 1.30 de diâmetro pensando que combina com o ambiente grande, mas o que tem que prevalecer é a atençao na dimensão da mesa?
    Obrigado pela atençao !

    1. Ricardo, só uma luminária fica bom, não precisa ser duas, mas o que deve prevalecer mesmo é a dimensão da mesa com o lustre. Esse é um lustre para a sala de jantar, para a mesa e não para todo o ambiente. Colocar algo muito grande sobre a mesa vai ficar muito desproporcional, estranho e nada elegante. Explique isso para ela. Abraço.

  22. Olá Taiza, adorei seu blog, parabéns! Gostaria da sua orientação. Minha sala é retangular e tem uma sanca de gesso estilo aberta com bordas arredondadas. Gostaria muito de te mandar uma foto por que não sei se consigo me expressar bem. A mesa de jantar fica numa das laterais da sala é não fica centralizada entre a sanca toda. Minha dúvida é como colocar a luminária para mesa de jantar sendo que tem essa sanca. Obrigada por enquanto.

  23. Taísa boa tarde! Uma dúvida quanto ao lustre.
    Temos uma sala de jantar e nela o puxador da porta e trilhos da cortina são cromados. Nesse caso o lustre tem que ser com o suporte em prata, ou poderia ser preto ou bronze?
    A cor dá corrente do lustre tem que seguir a cor desses acessórios da porta?

    1. Olá Carlos, esses detalhes são muito pequenos e não se destacam muito na decoração, você deve prestar atenção é nos itens de decoração mais visíveis. Nessa imagem por exemplo, a base do lustre é da mesma cor que os pés da cadeira e mesa: http://casaeconstrucao.org/wp-content/uploads/2015/03/modelos-de-lustres-2.jpg
      Nesse segundo tudo é bem branquinho: https://blogcasare.files.wordpress.com/2016/01/lustre-sala-jantar-11.jpg?w=760
      Já essa não combina com a parte de correr da porta: http://www.transformesuacasa.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Tudo-Sobre-Lustres-Para-Decorar-Sala-De-Jantar-1.jpg

      Por isso não precisa combinar com esses detalhes pequenos, o importante é combinar com a decoração geral. 🙂 Espero ter ajudado

  24. Boa noite ,
    Eu moro em um apartamento pequeno ,tenho uma cozinha americana,uma mesa de jantar redonda preta com cadeiras de madeira ,meu rack da sala tbm é de madeira cor marrom claro gostaria de saber a corque coloco o pendendte . Meus eletrodomésticos são aço inox … Tinha pensado em pendente preto ou inox . Oque me indica ?

    1. Olá! Ohanna, você não precisa combinar o pendente com itens muito pequenos, o ideal é combinar com o que chama mais atenção, se sua mesa é preta, acho que um pendente nessa cor ficaria legal, mas deve tomar cuidado para não deixar tudo muito escuro, na cor inox também é interessante. A verdade é que essas duas cores são mais neutras e combinam com tudo, então o que deve fazer é ver ideias de decoração com essas duas cores e descobrir qual gosta mais. Dá só uma olhada nessas imagens que separei:
      http://assimeugosto.com/wp-content/uploads/2012/01/montagem-mesa-redonda.jpg
      http://www.revistasuacasa.arq.br/sc/wp-content/uploads/2015/09/02.jpg
      https://imagens.vivadecora.com.br/1_j-Fay_t73H7JOG9ILSPDjotqk=/0x500/vivadecora/70784-sala-de-jantar-apartamento-frei-caneca-juliana-pippi-viva-decora.jpg
      http://g1.globo.com/platb/files/2082/2013/07/MG_44322.jpg

      Espero que tenha ajudado, a primeira imagem com as duas opções acho que ajuda bastante. Qualquer coisa é só entrar em contato. Abraço.

  25. Bom dia Taiza, que bom encontrar seu site!
    Estou super na duvida pois tenho uma mesa de 2,70 x 1,10 com tampo de madeira e ha tempos procuro um pendente… ou dois! Um grande com cerca de 0,90 é suficiente para centralizar ou será que dois de uns 0,60 mais clean para não pesar??? que duvida cruel! 🙂 Obrigada pela atenção!

    1. Olá Paula, que bom que gostou! O ideal é que o lustre seja de 1/2 da largura da mesa, ou seja, se sua mesa tem 1.30 o ideal é um lustre com circunferência de 50, por exemplo. É muito comum surgir esse tipo de dúvida, se você deseja colocar dois é importante colocar um pouco menor, como falou, para uma mesa de 2,70 – que é bem grande – o ideal é usar dois pendentes ou mais, ou apenas um que seja retangular. Veja algumas ideias: http://1.bp.blogspot.com/-9sh1NVQaBM0/UOvx_Bqoe6I/AAAAAAAAb9Q/imW8xDyLNC4/s1600/sala+de+jantar7.jpg
      http://umacasacomopoucas.com.br/wp-content/uploads/2015/07/lustre-pendente-mesa-retangular.jpg
      http://3.bp.blogspot.com/-PxP8nhFivd8/T1O9o-9T78I/AAAAAAAABd0/NGGpqh09aNI/s1600/casa-e-jardin5.jpg
      http://cursodesigndeinteriores.com.br/wp-content/uploads/2016/07/lustres-de-cristais.jpg

      O ideal é que o pendente combine com a decoração ou seja bem clean e neutro. Se tiver mais alguma dúvida é só falar 🙂 Abraço

  26. Olá, minha mesa de jantar é de 6 lugares e mede 2,20×1,10. Gostaria de saber se colocasse um pendente redondo de vidro com cristais de diâmetro 40cm ficaria bom? O de 50 cm achei tão grande, mas estou com medo do de 40cm ficar muito pequeno e acabar ficando feio. Gostaria de uma dica.

    1. Olá Rebeca, o ideal é que o lustre seja de 1/2 da largura da mesa, nesse caso o de 50 não fica tão grande, mas se achou exagerado é melhor não colocar, você pode usar sim um de 40cm, mas uma outra opção é colocar dois pendentes menores já que sua mesa tem 2,20. Agora uma outra opção que também fica legal é colocar um pendente retangular que acompanha a mesa, assim: http://1.bp.blogspot.com/-9sh1NVQaBM0/UOvx_Bqoe6I/AAAAAAAAb9Q/imW8xDyLNC4/s1600/sala+de+jantar7.jpg

      As opções são muitas, mas pode ter certeza que vai encontrar um bem legal e que goste muito. Qualquer coisa é só entrar em contato. Abraço

  27. Olá Taíza, gostaria da sua ajuda. Estou querendo comprar um lustre candelabro pra minha sala de jantar. Minha mesa tem 2,10×0,90. Minha duvida é o seguinte: compro o de 8 braços ou de 10 braços? qual ficará melhor?

    1. Olá Tany, Tudo bem? Na minha opinião menos é sempre mais, por mais que com 10 fique muito elegante, pode também ficar um pouco exagerado, sua mesa é grande, mas acho que não comporta um candelabro com 10 braços, por isso minha dica é optar por um de 8 braços. Veja na imagem abaixo como fica elegante e bonito da mesma forma:
      http://1.bp.blogspot.com/-3ggMLo8RK80/VX7Y2q4t_PI/AAAAAAAAWKo/-vT7UzUmhVQ/s1600/sala-jantar-lustre-modelos-como-usar-decor-salteado-8.jpg

      Espero ter ajudado, beijos

  28. Oi Taíza!! Para uma mesa de 2,00×0,95m um pendente de 50cm de diâmetro fica muito grande? Tô na dúvida se esse fica grande ou se um de 40cm fica pequeno demais!
    Obrigada desde ja! 🙂

    1. Renata, o ideal é que o lustre seja de 1/2 da largura da mesa, nesse caso o de 50 vai passar um pouco e 40 fica um pouco menor, pois a metade seria quase 48. Não precisa ser algo milimetricamente medido, por isso eu optaria pelo de 50 cm mesmo, até porque a mesa tem 2 metros de extensão. Espero te ajudado, qualquer dúvida é só falar. Beijos

  29. Boa tarde. Minha mesa de jantar é de granito preto, com estrutura (pés) de ferro, 2 metros de de comprimento. Estava de olho em um lustre retangular, não é pendente, vem grudadinho lá do teto, mas em fios de bolinhas de cristais, tem 92 cm de comprimento, 6 lâmpadas, tipo esse https://http2.mlstatic.com/lustre-em-cristal-egipcio-asfour-retangular-com-70cm-D_NQ_NP_872801-MLB20409145623_092015-F.jpg Mas fiquei confusa, comecei a pesquisar fotos e gostaria de uma opinião, será que fica mais bonito, um lustre pendente? tipo assim https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1QFi5MVXXXXXcXXXXq6xXFXXXB/Restaurante-de-cristal-pendurado-iluminação-atmosfera-Retangular-LED-loja-shop-bar-mesa-da-sala-de-jantar.jpg Obrigada!

    1. Olá Jessica! Como vai usar o lustre na mesa, acho que o mais ideal é usar o lustre como pendente. Como falei no blog “não existe a altura certa, mas tem uma indicada, até porque sua mesa pode ser mais baixa ou mais alta, então o correto é colocar o lustre nem tão alto e nem tão baixo. Uma medida boa é mais ou menos 70 cm de altura da mesa.” Espero ter ajudado. Beijos

  30. Boa tarde, vou comprar um lustre amanhã e só vi seu site agora, espero que de tempo para me responder…rs. Minha sala é conjugada com a da TV, fiz um canto alemão com a base na cor marfim e o estofado cinza escuro, o sofá é no mesmo tom e ainda vou comprar 2 cadeiras que estou pensando sobre a cor. Gosto do lustre com a base branca e também a cinza. Qual você acha mais indicado?!

    1. Olá Tabata, não sei se ainda dá tempo, mais aqui vai a respostas… O ideal nesse caso é usar um lustre para dar contraste ao ambiente, o cinza vai ficar legal sim, vai combinar, mas nesse caso acho que o branco iria dar um contraste melhor para não ficar tudo muito cinza. Espero ter ajudado um pouquinho 🙂 Continue acompanhando o blog para saber mais dicas.

  31. Olá Taísa!
    Tudo bom?
    Vou comprar o lustre para minha mesa de jantar que é preta com a base de inox e cadeiras com base preta e assento bege.
    Um lustre de cristal de 8 braços com 69 cm de circunferência está em harmonia com a mesa? Dois seria exagero, né?

    1. Olá Jamile, Tudo bem! Bom, o lustre de cristal é um detalhe bem luxuoso, por isso seu ambiente também deve ser, se sua mesa for nesse estilo que vou mostrar, vai ficar bem legal. http://casaeconstrucao.org/wp-content/uploads/2015/08/mesas-de-jantar-modernas-26.jpg http://casaeconstrucao.org/wp-content/uploads/2015/08/mesas-de-jantar-modernas-29.jpg essas mesas tem mais ou menos os detalhes que passou.

      Sobre usar dois, acho que ficaria exagerado, pois o lustre tem 8 braços, é bem grande. Se sua mesa também for bem grande, pode até ficar legal, mas minha dica é ter cautela. Menos é sempre mais. Qualquer coisa é só falar, beijos

  32. Ola por gentileza compramos um lustre para colocar acima da mesa de jantar… mas o bocal fica no meio da sala e a mesa um pouco mais deslocada. Eu penso que o certo seria usar um desviador de fio ou reposicionar o bocal para o centro da mesa, mesmo que nao fique centralizado ao comodo. Minha duvida: serial esteticamente normal o lustre nao se posicionar no centro do comodo? Muito obrigado.

    1. Olá Raphael, pode parecer um pouco estranho não ter o lustre no meio do ambiente, mas no caso da sala de jantar, ele precisa ser posicionado com o centro da mesa. Nesse caso, as duas opções que deu são interessantes, você precisa saber qual a melhor solução para você. Abraço

  33. Oiii, tenho uma dúvida. A altura do meu teto até o vídro dá mesa é de 1,70m. Queria muito colocar um lustre mas tô achando que a distância ficou muito pequena. Será que daria pra colocar um pendente ou teria que colocar aqueles colados no teto?

    1. Olá Júlia, não existe uma regra para isso, mas o mais indicado é colocar o lustre nem tão alto e nem tão baixo. Uma medida boa é mais ou menos 70 cm de altura da mesa. Isso quer dizer que seu pendente deve ter até um metro, o que é até bastante coisa, mas você não precisa usar essa medida certinha, se achar que é muito, pode colocar um pouco menor. Mas indico colocar um pendente no lugar de um lustre colado no teto.

  34. Olá! Estou com uma duvida. Por favor, minha mesa é quadrada 1,45×1,45. Gostaria de saber se centralizo o lustre no centro da sanca ou da mesa? que duvida!!!
    Obrigada

    1. Olá Ana, quando a mesa não fica no centro é um pouco complicado mesmo. Mas o ideal é centralizar o lustre no centro da mesa, nesse caso você pode usar um desviador de fio ou reposicionar o bocal para o centro da mesa. Abraço 🙂

  35. Bom dia,
    Minha sala de estar é junto com a sala de jantar e são muito pequena, gostaria de colocar uma sanca quadrada e um lustre baixo na mesa e uma luminária na sala, ficando as duas iluminações em cada ponta da sanca, com pontos de luz e luzes embutidas ao redor, gostaria de saber se vai ficar bom.
    Aguardo!

    1. Olá Myllena, fica bom sim, um ambiente não precisa ter apenas um ponto de iluminação, na verdade precisa ter mais para a decoração ficar legal. Não precisa se preocupar com isso, o lustres na mesa vai dar destaque para a mesa. As luzes embutidas também vão deixar o ambiente mais aconchegante. Abraço.

  36. Olá! Tenho uma mesa na sala em granito marrom imperial 220×110 e minha dúvida é se lustre de cristal também em estilo imperial combina com ela… Uma vez que a sala também é de tv. Muito obrigada.

    1. Oi Elen, Tudo bem? Pelo que entendi você tem um ambiente aberto com duas sala, de jantar e estar no mesmo lugar, correto? Mesa de granito é muito linda, vai combinar sim, pode ficar tranquila. Mas nesse caso você precisa pensar em toda a decoração. Esse tipo de lustre é bem glamouroso, nesse caso seu ambiente também deve ter uma decoração bem estilosa e cheia de glamour. Nesse ambiente dá para ter uma pequena ideia: http://decorsalteado.com/upload/editor/mesa-mC3A1rmore-centro-canto-tendC3AAncia-sala-living-decor-salteado-2.png Não consegui encontrar imagens com essa mesa e esse lustre, mas existem outras opções, se você quer um ambiente mais moderno pode optar por algo assim: https://casaeconstrucao.org/wp-content/uploads/2017/01/mesas-de-marmore-9.jpg
      https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/71/11/5d/71115d48d8a52ff83f4ab7ef8dc40447.jpg
      Espero ter ajudado 🙂 Qualquer dúvida é só falar, beijos

  37. Boa noite, minha sala de jantar é ao lado da bancada da cozinha americana, gostaria de saber se o lustre tem que combinar nas cores com os pendentes que vai em cima da bancada. muito obrigada

  38. Bom dia , tenho a sala de jantar junto a sala de estar e gostaria de colocar na de jantar luminárias pendentes só que o local da lâmpada não fica bem no centro da mesa e uma mesa retangular com tampão giratório neste caso que tipo de luminária devo optar?

    1. Olá Dayane! O ideal é que seu pendente fique no centro da mesa, existem algumas alternativas para deixar ele no lugar correto, falei sobre algumas no post. Não existe uma regra para o tipo de pendente que deve usar, minha dica é procurar inspirações na internet. Mas vou deixar algumas opções aqui para te ajudar: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/4e/86/85/4e86854852a48bf491b8ac440956cb3d.jpg http://umacasacomopoucas.com.br/wp-content/uploads/2015/07/lustre-pendente-mesa-quadrada.jpg http://2.bp.blogspot.com/-6FW6vZjYR-w/T1O0WpCoHII/AAAAAAAABbM/Dhk4qtbLiA8/s1600/PendenteARticulado_DaniellaePriscilaBarros_Terra.jpg Espero ter ajudado, se ainda tiver alguma dúvida é só falar.

  39. Olá, pode me ajudar? A minha mesa da sala de jantar é de 2,40 x 1,10, resolvi por um lustre de cristal, retangular estou vendo um que a medida é de 70 cm de comprimento com 4 lâmpadas . Está muito pequeno? Será que vai ficar muito desproporcional?
    Desde já obrigada. …Abraços.

    1. Oi Cida, o ideal é que o lustre seja de 1/2 da largura da mesa. Por isso o tamanho não está pequeno, pois tem que pensar na largura. 4 lâmpadas é uma boa para esse tamanho de mesa também, pode ficar tranquila que não fica desproporcional. Uma outra opção é colocar dois lustres menores, já que a messa tem 2.40 de comprimento. Espero ter ajudado. Abraço.

  40. Oii
    Tenho uma mesa 1.40 x 1.40 e não estou conseguindo definir qual o tamanho apropriado para um pendente. Minha casa não possui oportunidades de pontos de luz, e esse pendente seria o responsável por toda iluminação da sala de jantar. Não sei se coloco dois pequenos ou um grande – e o que seria grande? Achei um com um ótimo preço e possibilidade de duas lampadas que tem 47 de diametro, porém, nao tenho ideia se esse tamanho esta bom. Poderia me dar sua opinião?
    Abraço

    1. Ei Nicolle, o ideal é que o lustre seja de 1/2 da largura da mesa. Isso quer dizer que seu lustre deve ter cerca de 70cm de diâmetro, se esse de 47 tem uma boa iluminação, pode ser uma opção. Como você vai precisar de algo que ilumine o ambiente todo, precisa de um lustre com boa iluminação. Mas veja se encontra outro um pouco maior, com cerca de 60 a 70cm. Sobre usar dois pequenos, eu acho mais interessante quando a mesa é retangular usar mais de um pendente, se é quadrada, o melhor é usar um só.
      Espero ter ajudado. Abraço

    1. Olá Li, tudo bem? O ideal para uma mesa de 1,20 seria um pendente de cerca de 55cm mais ou menos. Acho que um de 37 pode ser um pouco pequeno. Mas se você já tem ele, pode fazer um teste. Uma opção também é colocar dois menores. Ah! Lembrando que muitas vezes o pendente é pequeno, mas é um lustre com mais lampadas e um pouco mais estruturado. Nesse caso você pode usar um no tamanho que tem.

  41. Olá! Tenho uma mesa de 1,60 x 0,90 e gostaria de colocar um lustre/pendente no centro da mesa, mas não sei qual tamanho do diâmetro devo colocar para ficar proporcional. Qual cor deve ser o lustre?
    Ainda tenho dúvida de qual iluminação colocar no restante da sala de jantar – a mesa fica próxima à uma lateral da sala e tem um buffet na outra lateral. devo colocar spots nessas laterais?

    1. Olá Mila, bom, vamos por parte rs, seu lustre deve ter 1/2 da largura da mesa, esse é o tamanho mais indicado. Por isso se sua mesa é de 1,60 x 0,90 0 melhor é um lustre de no máximo 45cm de diâmetro. A cor deve combinar com sua decoração, mas você pode colocar cores que não vão interferir muito na decor como, branco, transparente no caso de lustre de crista, preto, creme ou outras cores neutras. Se quer combinar com a decoração, coloque na cor que está o ambiente, se é azul e cinza, escolha uma das duas. Mas minha dica é sempre optar pelas cores neutras, dá para aproveitar a peça por mais tempo.

      Sobre o restante da iluminação, é interessante colocar spots sim, nesse ambiente tem espelho e eles usar para iluminar essa área: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/38/c9/3d/38c93dfa4c7dde4c5a7ba874c8e57942–room-decor-glass-table-top.jpg

      Nessa também foi iluminada essa área na buffet: https://imagens.revista.zapcorp.com.br/wp-content/uploads/2013/11/sala-jantar-luz.jpg
      O projeto de iluminação é muito importante e deve ser pensado com cuidado 🙂 Se ainda tiver alguma dúvida é só falar. Abraço

  42. Taíza, bom dia!

    Tenho uma mesa retangular de 1,50mx0,90m, e pelas suas respostas vejo que o ideal seria um pendente com 0,45m de diâmetro.
    Entretanto gostaria de saber a sua opinião a respeito de um pendente com 0,48m. Você acha que ficaria muito exagerado?
    No modelo que gostei o pendente pode ser encontrado na dimensão de 0,38m também… mas acho que ficaria muito acanhado. Concorda?
    E o que você acha de se usar dois de 0,28m como alternativa?
    Muito obrigado!

    1. Olá Daniel! Tudo bem? Bom o ideal é cerca de 45cm, mas não precisa ser exatamente esse, 3 cm não vão fazer muita diferença. Não vai ficar exagerado o de 48 e realmente o de 38 fica bem pequeno e acanhado. O de 28cm pode ser uma opção também se colocar 2, minha dica é fazer uma experiência. Arrume um barbante e corte nesse tamanho e coloque em cima da mesa. Só para você ter uma noção da proporção, a circunferência de 28 é bem pequeno, coloque na mesa e veja qual você acha que fica mais legal. 🙂 Qualquer dúvida é só falar

  43. Boa tarde. Tenho uma mesa retangular 1,40 x 0,80. O ideal seria um lustre redondo de 40cm ou 50cm? Caso eu queira colocar 03 lustres redondos qual o diâmetro 15cm ou 20cm?
    Desde ja agradeço a atenção.

    1. Oi Jones! O ideal seria cerca de 40cm,essa é uma média. Para colocar 3 lustres em uma mesa nesse tamanho é bom ter cuidado, tem que ser pequeno e minha dica é colocar eles mais grudadinhos. Algo nesse estilo:https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/b0/95/ab/b095ab14b9acaf2c33a393bf03cc7080–estilo-industrial-lustre-diy.jpg
      Pode estar todos em um só, ou separados, mas perto um do outro. O tamanho ideal seria cerca de 15 cm e até um deles um pouco menor para dar um efeito legal. Qualquer dúvida é só falar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *