Minha Casa

Crise da água, o que muda na sua casa?

Estamos vivendo uma época complicada em nosso país, em muitos lugares do Brasil já tem faltado água alguns dias da semana. Muitas pessoas já mostraram várias formas de economizar a água, mas será que essa economia que você faz na sua casa é significativa? A verdade é que não. Você pode até se sentir melhor e pensar que esta ajudando na economia da água quando junta suas roupas para lavar uma vez só na semana ou recolhendo a água desperdiçada antes do chuveiro esquentar.

Mas sinto informar, essas medidas que todos ensinam, não vão ajudar muito. É claro que temos que ter consciência e fazer aquilo que aprendemos quando criança, tipo escovar os dentes de torneira fechada e não lavar a calçada. Mas a economia que você está fazendo em casa não vai ajudar a crise da água.

Essa semana estava ouvindo um nerdcast (estou um pouco atrasada, ele saiu em fevereiro desse ano) sobre o Colapso Urbano, e descobri que a coisa está bem pior do que imaginava. Recomendo ouvir, já falei aqui que ouço sempre o nerdcast e adoro, vale a pena escutar esse e vários outros. Esse é o nerdcast 452 e você encontra aqui, eles começam a falar da água no minuto 57, mas recomendo escutar tudo. Mas voltando ao assunto, mesmo se todo mundo economizasse no banho, ou deixasse de lavar o carro ou fizesse qualquer outra coisa para economizar a água, não ia adiantar.

389803-970x600-1

O maior consumo de água no país e da agricultura e pecuária, e também para fazer álcool combustível, sem contar o desperdício que temos de água nos encanamentos. Cerca de 30% da água e desperdiçada só por causa dos encanamentos do país. Agora você pode se preparar, pois essa crise não vai acabar hoje, nem daqui um ano, para o nível de água votar ao normal, tem que chover bastante por pelo menos 5 anos. Outros países como China, Austrália e Índia que sofreram com a falta de água alguns anos atrás não se recuperaram antes de cinco anos.

Minha dica é a seguinte, o racionamento vai acontecer, e em alguns lugares será sete dias sem água e dois com água, então comece a estocar água, principalmente se mora em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e outros lugares que já está faltando água. Só tome cuidado com a dengue, pois está aumentando os casos de dengue por causa da população que está estocando água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *