Decoração

Decoração industrial como criar o ambiente

Preciso confessar que o estilo industrial ganhou meu coração, ele está tão na moda e tem tanta gente usando que até mesmo os mais tradicionais devem reconhecer que agradaram desse estilo de decorar. A primeiro momento ele parece meio grosseiro por causa das cores, das instalações aparentes e do mobiliário bem diferente. Mas ele é uma graça e consegue ser singelo também, tudo é questão de saber compor o ambiente.

Já falei sobre esse estilo aqui e foi bem no inicio do blog, para você ver como ele já está presente um tempo, lá você encontra muitas imagens com inspiração, confira aqui. Tem também o ambiente da Casa Cor de Santa Catarina que mostrei para vocês e ficou demais, confira aqui, e como achei o ambiente simplesmente demais fiz uma entrevista com os criadores do ambiente, veja aqui.

Pronto, agora que você já foi lá e conferiu um pouco do estilo industrial, viu imagens e acompanhou o raciocínio de grandes decoradores podemos continuar 🙂

Esse estilo está ganhando destaque cada vez mais, mas não pense que ele é novo, surgiu nos Estados Unidos entre as décadas 60 e 70.

E o que encontramos nesse estilo que faz toda diferença? 

São as vigas aparentes, tijolos, ferro oxidado ou escovado, colunas, tubulações elétricas e hidráulicas, metais, peças recicladas, madeira de demolição, tons acinzentados… Ufa! Tudo isso compõe um visual urbano e muito descolado como você pôde conferir no ambiente da Casa Cor e além disso o estilo tem muita elegância, originalidade, e claro, conforto.

Quer uma decoração assim?

O estilo industrial tem um aspecto inacabado, por isso as tubulações são aparentes então comece por eles, depois passe para a parede, para elas você tem algumas opções: cimento queimado, tijolos expostos, parede descascada (na parede descascada é preciso ter cuidado para não ficar feio, então minha dica é colocar um papel de parede que imita esse efeito ou até mesmo um adesivo).

estilo industrial

tijolo-aparente-rustico-10

Agora para a sua decoração não ficar toda cinza e sem graça você pode colocar cor nos objetos, para isso faça uma composição de cores, vendo as que combinam com você e com o estilo da decoração. A decoração industrial não combina com coisas coloridas demais, então tome cuidado.

paleta de cores cinza

Mobília e acessórios de decoração

Eu acho que o ponto mais forte dessa decoração e também o grande destaque são as luminárias e em geral toda a iluminação. Além dos canos serem aparentes a maioria fazem uma iluminação direcionada, o que faz muita diferença. Nesse estilo é muito comum usar luminárias feitas de metal, que parecem ter saído de fábricas antigas. As peças de mobiliário geralmente tem um aspecto desgastado, mas isso não é regra, você pode misturar com artigos mais modernos que fica bem legal.

iluminação industrial

mobiliario industrial

Gostou das dicas? Espero que sim, agora é só colocar a mão na massa e criar seu ambiente industrial 🙂 Depois vou contar mais sobre esse estilo e mostrar como colocar ele em cada cômodo da casa.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *