Decoração

Decoração para quarto de idoso – dicas

Vai fazer um quarto para sua avó ou avô e não sabe como decorar? A decoração para quarto de idoso não é diferente da decoração de qualquer outro quarto ou ambiente. A primeira coisa que deve fazer é pensar na personalidade da pessoa que vai usar esse quarto, mas vou dar aqui algumas ideias que podem fazem a decoração para quarto de idoso ficar mais legal.

Como disse, a primeira coisa que deve pensar é na personalidade, o quarto é para um casal? Se for, pense no que as duas pessoas gostariam de ter, se for de solteiro é até mais fácil. A personalidade conta muito, assim você vai poder saber qual a cor usar, quais móveis comprar e que estilo de decoração vai ter, pode ser vintage, moderna, rústica… Existem muitas possibilidades e por isso você deve começar pensando nisso.

O próximo passo é pensar em como vai ficar a disposição dos móveis e a forma mais segura. A decoração para quarto de idoso deve ser pautada na segurança, não é legal ter tapete que escorrega, ou qualquer outra coisa que pode ocasionar uma queda ou machucado. Você precisa pensar como se fosse um quarto de criança. Se for usar tapete, por exemplo, use um que tenha antiderrapante e seja baixo, esqueça os muito peludos.

Decoração para quarto de idoso – itens de decoração

Os itens de decoração vão depender muito do estilo do casal ou da pessoa, mas é legal ter flores, elas alegram o ambiente e trazem cor, então aposte em flores na decoração para quarto de idoso. Essas flores podem até ser de plástico, não precisa comprar flores toda semana, faça um vaso de flor e coloque no quarto, vai deixar o ambiente muito mais bonito e alegre.

decoração para quarto de idoso

decoração para quarto de idoso

Quadros com fotos também são uma boa opção, eles gostam de espalhar fotos de filhos, netos, bisnetos, irmãos… por toda a casa. Então porque não fazer um quarto com fotos também? Faça uma composição legal na parede com os quadros e fotos da família. Um tempo atrás vi uma dica bem legal em um programa de TV, eles estavam decorando o quarto da mãe na casa do filho e fizeram uma árvore genealógica na parede com a foto da família, ficou bem legal. Essa é uma forma interessante de decorar e colocar quadros na parede ao mesmo tempo.

decoração para quarto de idoso

Dicas para não errar  na decoração para quarto de idoso

  • Coloque um piso antiderrapante, assim as chances de escorregões e quedas vão diminuir;
  • O quarto precisa ser iluminado e ter luz natural, assim é mais fácil encontrar objetos no caminho. Aposte na iluminação e em cores mais claras;
  • Não exagere nos móveis, a livre circulação deve ser privilegiada;
  • Coloque o interruptor perto da cama, assim o idoso não vai precisar levantar e procurar a luz;
  • Escolha uma cama mais baixa, não compre cama box, elas são mais altas e dificultam na hora de levantar ou deitar;
  • Faça os armários pensando na altura do idoso, assim ele não precisa se abaixar, esticar ou subir em algo para pegar o que precisa.

Não tem segredo fazer uma decoração para quarto de idoso, é só usar a criatividade e colocar a mão na massa, vamos conferir agora algumas imagens, você vai conseguir se inspirar um pouco.

decoração para quarto de idoso

decoração para quarto de idoso

decoração para quarto de idoso

decoração para quarto de idoso

decoração para quarto de idoso

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

5 thoughts on “Decoração para quarto de idoso – dicas

    1. Olá Rosana, uma dica que dou para quando for comprar o papel de parede, é escolher cores neutras e com poucos desenhos para deixar o quarto mais leve.

  1. Muito obrigada pelas dicas, fiquei mais segura para decorar um quarto para minha mãe, de 85 anos, permiti mais iluminação, rstirei tapetes e deixei mais clean para maior segurança , também pus um painel com fotos da família, principalmente bisnetos, usei tom pasfel . Ela amou!! Sem suas dicas não teria obtido tanto sucesso, muito obrigada mesmo !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *