Construção e Reforma

Diferença entre cobogó, brise-soleil e muxarabis

Nossa que quantidade de palavra esquisita é essa? Realmente são palavras bem estranhas que a gente não sai escutando ou lendo por ai. Por isso vou explicar a diferença entre cobogó, brise-soleil e muxarabis, eu confesso que tenho até dificuldade de pronunciar essas palavras, pensa bem? Muxarabis. Oi? Não tinha uma palavra mais normal não?

Mas tudo bem, para você não ficar completamente perdido vou já explicar a diferença entre cobogó,  brise-soleil e muxarabis e depois mostrar alguns exemplos e como usar, porque sim, isso tem relação com decoração. Para me ajudar tive que recorrer ao nosso amigo Wikipédia e segundo ele:

Cobogó – “É a denominação dada a elementos vazados, normalmente feitos de cimento, que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade.” E o porque desse nome engraçado? “É as iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que no início do século XX trabalhavam na cidade brasileira do Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is. Pode concordar que existe criatividade nisso haha.

Brise-soleil – “É um dispositivo arquitetônico utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, de forma a evitar aí a manifestação de um calor excessivo.” O nome é uma expressão francesa cuja tradução literal seria quebra-sol.

Muxarabis – Vamos combinar que esse é o nome mais estranho dos três, ele é tão diferente que nem tem uma página especial para ele no Wiki. Mas é um elemento arquitetônico criado no mundo árabe, assim como os outros é um fechamento em forma de treliça e suas principais funções são permitir ventilação e iluminação, bloqueando o calor e isolar os ambientes internos.

Deu para compreender o que é cada um? Realmente não é fácil perceber a diferença entre cobogó, brise-soleil e muxarabis logo de cara, por isso vou mostrar um exemplo de cada um para facilitar.

Diferença entre cobogó, brise-soleil e muxarabis – Imagens

CobogóDiferença entre cobogó, brise-soleil e muxarabis

Brise-soleilDiferença entre cobogó, brise-soleil e muxarabis

Muxarabis

Diferença entre cobogó, brise-soleil e muxarabis

Pelas imagens é mais complicado definir o que é cobogó de muxarabis, mas a diferença é bem simples, no muxarabis quem está dentro vê o que está do lado de fora, mas não o contrário. Legal né? Bem diferente do cobogó que tem um vazado muitas vezes grande e que qualquer pessoa vê o que tem do outro lado 🙂

Inicialmente cada um deles era feito de um material, mas atualmente você vai encontrar cada um dos três em diversos materiais, cimento, madeira, argila, vidro, cerâmica e por ai vai. Acho que não ficou dúvida né? Agora é só escolher a opção mais interessante para você e não errar mais na hora de falar de cada um deles.

O cobogó é interessante par usar dentro de casa, é claro que pode ser usado em fachada, mas ele é o único usado para fazer divisão de ambientes. Os outros dois são usados em fachadas, por isso é sempre interessante contar com a ajuda de um arquiteto na hora de usar um deles, eles vão pensar na melhor maneira e qual é o mais indicado. Beijos.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *