Decoração

Ergonomia da casa – design de interiores

Você já pensou na ergonomia da sua casa? Eu falo muito sobre decoração aqui e dou dicas para criar um ambiente bonito, bem decorado e aconchegante, mas pensar na ergonomia da casa é importante. A primeira vez que ouvi falar sobre ergonomia achei um pouco estranho, mas não é e vou mostrar para você o quanto a ergonomia da casa deve ser pensada.

Ergonomia = Ergo (Trabalho) + Nomo (Ciência)

A ergonomia se preocupa com a postura adequada para a realização de cada atividade, essa atividade deve ter o menor esforço possível e não pode causar dano a saúde. Sentar, por exemplo, é um movimento que fazemos o tempo todo em casa, ele envolve esforço na ação de sentar e levantar. Por isso você precisa ter um sofá em uma altura boa, cadeiras e consequentemente mesas, bancos, camas entre outras coisas.Ergonomia da casa - design de interiores Na ergonomia o estudo ajuda a estabelecer a altura da colocação dos objetos como maçanetas, barras de apoio, corrimão, interruptor, mobiliário, entre outras coisas. Provavelmente você não tinha pensado nisso antes, assim como eu, já falei aqui sobre a decoração na casa de um idoso, falei que é necessário prestar atenção em alguns detalhes como altura e essas coisas, mas para nós que ainda somos novos eu nunca tinha pensado nisso. 

Ela é ainda uma ciência um pouco desconhecida e por causa disso, muitas pessoas e até design de interiores não aplicam suas técnicas no projeto. Aqui no Brasil a ergonomia da casa não é considerada uma ferramenta importante na concepção dos projetos, mas ela vem aos poucos ganhando força. Dessa forma ela começa a colocar por meio de suas técnicas o conforto e a adequação do mobiliário, e outros recursos. Esse é um diferencial que trás mais bem-estar, qualidade e conforto.

Na semana passada, acho que na sexta-feira, assistir um filme bem legal chamado Julie & Julia, é uma comédia dramática de 2009, se você tiver um tempinho e procurando um filme legal para assistir está ai uma dica. Mas o que eu quero falar é que no finalzinho do filme uma das protagonistas (Julie) visita a cozinha da outra protagonista (Julia) e comenta que ela mandou fazer a cozinha na altura que precisava, pois a Julia era bem alta. Eu achei isso bem legal e é uma dica bacana para quem está colocando armário em casa, se você é muito alto ou muito baixo precisa ter um ambiente pensado para você e a ergonomia ajuda nesse sentido. Ergonomia da casa - design de interiores

Dicas rápidas para a ergonomia da casa

Separei algumas dicas bem rápidas para você começar a adequar a ergonomia da sua casa, é importante prestar atenção nisso, até porque sua saúde está envolvida, ter uma boa postura e evitar se esticar demais para pegar algo no alto é importante. Você pode evitar muitas dores nas costas e até problemas mais sérios como hérnia de disco se começar a prestar atenção na ergonomia da casa, do trabalho e da vida 🙂

  1. O ideal é manter o objetos que você mais usa na linha da cintura e dos ombros;
  2. Preste atenção no seu colchão, é necessário trocar ele com o tempo, pois ele pode acabar com sua postura e coluna;
  3. Respeite a distância adequada do sofá a TV;
  4. Observe sempre sua posição, até mesmo ao varrer a casa, fique sempre com a coluna reta.

Ergonomia da casa - design de interiores

Espero que essas pequenas dicas que dei nesse post te ajude a pensar melhor na ergonomia da sua casa, pesquise um pouco mais sobre isso, principalmente se está reformando sua casa e vai mudar armários, maçanetas e outras outras.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *