Paisagismo

Jardins – As flores certas

Quem tem um jardim em casa sabem muito bem que algumas flores aguentam ficar fora de casa e outras já não aguentam. Por isso para você ter um belo jardim é bom observar e saber quais as flores certas para o seu ambiente.

Para começar você deve observar o local do seu jardim, se lá bate sol o tempo todo ou se se tem sombra a maior parte do tempo. Sabendo isso você já pode começar a pesquisar as melhores flores para o seu jardim. Algumas flores precisam de mais rega e outras de menos, por isso não é bom misturar esse tipo de flor, mas existem muitas outras regrinhas chatas que você deve ficar atento, por isso para simplificar um pouco eu vou mostrar como fazer um belo jardim em diferentes situações.

Vou fazer um jardim na minha casa, e o lugar fica muito exposto ao sol, por isso vamos começar com flores que são bem resistentes ao sol.

Azaleias – elas são lindas e uma ótima opção, é acostumada a condições climáticas adversas e por isso é bem resistente. Pode ser encontrada em diversas cores como roxa, branca, rosa e outras combinações dessas três cores. Ah! E aproveite logo essa época, pois para melhores resultados e uma floração mais vigorosa, é recomendado plantar as estacas de azaleia no outono.

Gerânios – essa é uma planta muito fácil de cultivar, ela precisa de muita luz para florescer, o seu canteiro precisa ser arejado e com boa iluminação, não deixe muitas plantas amontoadas.  Os gerânios possuem aroma forte típico e alcançam 60 a 90 cm de altura.

Verbena – ela é uma planta de baixa estatura, de grande resistência e floração abundante, são ótimas para decorar pequenos ambientes, pois ficam boas tanto em vasos quanto em jardineiras ou formando moitas em jardins. A verbena se adapta ao calor e ao frio e seu cultivo é muito fácil, é aconselhável cria-la em lugar de pleno sol.

Zínias – Essa flor é perfeita para jardins em pleno sol, seu cultivo é muito fácil e indicada para você que está começando na jardinagem. A terra precisa ser bem rica em matéria orgânica, por isso se sua terra é pobre, a adube. As Zínias gostam de água, mas não de solo encharcado, como na maioria das plantas você deve molhar apenas o solo e não a planta, e a irrigação todo dia, no fim da tarde, já é suficiente.

Agora as flores que não aguentam sol e que precisam de mais sombra:

Begónias – a begônia tem floração abundantemente durante todo o ano, não atinge um porte muito grande e não é de difícil cultivo, ela não gosta de sol, pois ele causa queimaduras a suas folhas e flores. As begônias apreciam de lugares úmidos, mas não encharcados, seu cultivo não é dos mais fáceis, mas se você já tem costume com jardim, fique tranquilo.

Coração de Maria dourado – essa é uma planta bem diferente, mas muito bonita. Ela fica ótima em lugares de mais sombra, tem uma folhagem amarela-dourada, e flores de tons rosado e branco. Durante abril a junho essa planta dá cachos de flores pendentes em forma de coração, sua manutenção é bem simples.

Assim que meu jardim ficar pronto eu mostro para vocês 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *