Construção e Reforma

Manual do impermeabilizante cimento queimado

O pessoal gosta mesmo de cimento queimado, mas fazer o cimento queimado não é a única coisa que precisa saber, a minha dica é sempre contar com a ajuda de um especialista, por mais que não seja complicado fazer o cimento queimado. Depois que falei aqui sobre ele muitas dúvidas surgiram sobre a impermeabilização, por isso preparei um manual do impermeabilizante cimento queimado.

A decoração com cimento queimado é muito legal, tenho certeza que se está aqui curte bastante, ele pode ser usado de várias formas e até existe cor diferente de cimento queimado, sabia disso? Um tempo atrás descobri que existe cimento queimado branco 🙂 Mas a ideia aqui não é falar sobre a decoração com cimento queimado, até porque já fiz um vídeo e também um post, veja aqui e:

É comum aparecer alguns probleminhas no cimento queimado, por isso é importante fazer a impermeabilização dele para que dure por mais tempo. Ele precisa ser selado pois é muito poroso, por esse motivo a gordura e até mesmo a água pode infiltrar e gerar manchas, pode até se soltar do contrapiso, por isso é necessário aplicar uma resina para impermeabilizar. Para passar a resina é bom tomar cuidado, pois seu piso ou outro lugar que tem o cimento queimado pode ficar com o aspecto plastificado ou indevidamente protegido.

Manual do impermeabilizante cimento queimado e seu problemas

Antes de mostrar o manual do impermeabilizante cimento queimado, você precisa saber sobre os problemas que ele pode causar. Um dos mais comuns são as trincas, para minimizar o aparecimento delas é necessário a aplicação de juntas de dilatação, ele vai formar panos de seção quadrada, com dimensões entre 1,5 m e 2 m. Por isso falei acima que você precisa contar com ajuda de um profissinal, ele vai fazer da maneira certa, quando seu trabalho estiver pronto, essas juntas não ficam perceptíveis.

É importante dar atenção também as condições climáticas no dia da execução do acabamento, se a umidade estiver abaixo de 40% e temperatura acima de 25ºC a chance de aparecer trincas superficiais aumenta muito. Além das trincas pode acontecer o desprendimento do acabamento, o que acontece é o destacamento da camada de acabamento da base em argamassa. Para conseguir evitar esse problema é importante respeitar as regras de aplicação do cimento queimado sobre a base recém-executada. Essa base deve ter cerca de seis horas para o lançamento de mistura seca, a base e o acabamento devem curar juntas para não correr o risco de desprendimento.

Outro problema que pode aparecer no cimento queimado são as manchas, principalmente em caso de piso, pode acontecer manchas e variação na coloração. Mas se fizer a selagem certa não vai correr o risco de manchas. É importante saber também que durante a aplicação a secagem deve ser a mesma, pois a parte que seca mais rápido fica mais clara e a que demora mais fica mais escura. Se você quer dar esse efeito diferente, ok, mas se quer tudo na mesma tonalidade precisa deixar a secagem igual e no mesmo momento.

Manual do impermeabilizante cimento queimado branco

Disse aqui que descobri há pouco tempo que existe cimento queimado branco, ele é bem legal também e ideal para quem quer fugir um pouco do estilo industrial que é muito comum quando usamos o cimento queimado normal. O piso de cimento queimado branco tem uma maior regularidade de cor, ele também não mostra muitas manchas, pois se acontecer esbranquiçamento, ele não aparece muito.

Mas prevenir as manchas e outros problemas deve fazer da mesma forma do cimento queimado tradicional. O acabamento também precisa de uma camada de resina impermeabilizante, que deve ser reaplicada a cada cinco anos. Veja como o cimento queimado branco fica legal:Manual do impermeabilizante cimento queimado

Manual do impermeabilizante cimento queimado e a resina

Você precisa passar uma resina em seu cimento queimado para evitar tudo o que mostrei aqui, você vai encontrar no mercado diversos tipos de resinas, a principal é a que dá brilho para o cimento, mas é importante tomar muito cuidado, por isso fiz o manual do impermeabilizante cimento queimado. Se você fizer um piso de cimento queimado e usar uma resina de brilho o piso pode ficar muito escorregadio, isso porque o cimento queimado já tem esse probleminha de ser escorregadio.

Na hora de procurar o impermeabilizante certo converse com o profissional que está fazendo o trabalho em sua casa, ele pode indicar um produto mais interessante, principalmente se vai passar no piso. Os mais comuns são de brilho e o fosco, a escolha vai depender de você e como você deseja ter o cimento queimado em sua casa. Existe também uma opção bem legal para deixar o piso antiderrapante que é um verniz com areia de quartzo, assim vai evitar que o piso fique escorregadio.

Tem mais alguma dúvida? É só deixar seu comentário que posso te ajudar 🙂

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

6 thoughts on “Manual do impermeabilizante cimento queimado

  1. Qual resina devo usar para impermeabilizar e deixar brilhante sem amarelar o piso de cimento queimado? Quero nome comercial, de marca.
    Obrigada,
    Rosana

    1. Olá Rosana, encontrei dois nomes comerciais bem falados, o Bautech e Quartzolit. Mas não encontrei nenhuma resenha. Estou aguardando contato de alguns profissionais da área para te ajudar melhor, assim vou ter certeza de que o produto é realmente bom. Logo que tiver retorno te falo. Abraço.

  2. T enho um apto de 55m2, fiz o cimento queimado em todo o piso, inclusive no banheiro. Agora estou no momento de passar a resina. No banheiro o ideal seria essa de quartzo. Alguma dicas a mais que eu devo estar atento?

    1. Oi Luiz, minha dica é fazer com um profissional, alguém que já tenha experiência. Como fez no piso é sempre bom tomar cuidado para não deixar ele muito liso e escorregadio, principalmente no banheiro. Depois é só curtir seu piso e ter os cuidados básicos de manutenção 🙂 Abraço

  3. Oi os pedreiros usaram cal, para deixar mais claro o cimento queimado. O problema é que ele não marmorizou, e solta pó. O que fazerestou pensando em passar resina a base de água. Isso resolve? Quanto tempo depois de pronto eu posso resinar?
    Marcus Rio Grande RS

    1. Olá Marcus, se está soltando pó a resina vai ajudar sim. Vale aplicar resina para impermeabilizar. Só escolha cuidadosamente o tipo para não ter um piso com aspecto plastificado ou um revestimento indevidamente protegido. Não tem um tempo, assim que secar e você perceber que já está bom você pode passar a resina. A camada de resina impermeabilizante deve ser reaplicada a cada cinco anos. Espero ter ajudado, converse com o pedreiro para fazer esse trabalho também, provavelmente ele já tem experiência na área. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *