Móveis e acessórios

Mobiliário da cozinha – tirando dúvidas

Esse post é para você que está reformando, construindo ou pensando em mudar sua cozinha. O mobiliário da cozinha é um dos itens mais importantes da decoração desse ambiente, ele dever ser muito bem pensado, é caro e vai exigir de você um pequeno esforço até escolher o mobiliário ideal. Existem inúmeras opções, cores, materiais e preço, além de muitas empresas, por isso vou ajudar a tirar algumas dúvidas.

Eu acho que o mobiliário da cozinha deve ser pensado bem antes, se você está pensando em reformar, antes de sair quebrando tudo pense no que você vai fazer e em como será sua nova cozinha. O mobiliário costuma demorar muito, é necessário um tempo maior para fazer, por isso pense nele logo no início para não ter dor de cabeça.

Para tirar suas dúvidas e ajudar você nessa tarefa um pouco complicada, que é escolher o mobiliário da cozinha, eu vou mostrar alguns passos que você deve dar para que dê tudo certo e você não faça escolhas erradas.

Passos para escolher o mobiliário da cozinha

1º Passo – O primeiro passo é muito simples e o mais divertido, você vai encontrar inspirações para o seu mobiliário da cozinha, pode ser na internet ou no famoso Pinterest, é só colocar como imagina sua cozinha com a decoração que quer e pronto, já vai ter muitas inspirações. Isso vai ajudar muito na hora de mostrar e explicar para a empresa escolhida o que você quer e como quer sua cozinha. Você pode desenhar e fazer o seu projeto ou pedir para a empresa fazer como você deseja.

2º Passo – Pesquise a empresa, diferente da primeira que é simples e divertida, esse segundo passo é um pouco chato, escolher a empresa certa pode dar um pouco de trabalho. A minha dica é primeiro encontrar algumas empresas que amigos, parentes ou pessoas da internet indicaram, ter uma empresa indicada é uma boa forma de começar. Depois conheça o trabalho deles e veja:

  • O material que usa;
  • O tempo que leva para entregar;
  • As opções de cores e formas;
  • O preço;
  • A forma de pagamento, entre outras coisas.

É importante conversar na empresa tudo isso para definir qual a melhor, faça uma boa pesquisa e conheça o trabalho deles, veja se é possível ver o trabalho deles já pronto em alguma casa.

3º Passo – Esse é o momento de escolher a empresa que fará o mobiliário da cozinha, não escolha a empresa que ofereceu o orçamento mais barato, você precisa colocar na balança e ver o que vale a pena, nem sempre o mais barato é o melhor. Veja o tempo de entrega e já deixe um tempo, pois eles podem atrasar, se você conseguir conversar com pessoas que já fecharam com eles, veja se foram bem atendidos e gostaram do resultado. Para fechar com uma empresa é bom ter bastante atenção para evitar dor de cabeça.

4º Passo – O quarto passo caberia muito bem no terceiro, mas ele é importante e por isso decidi separar, aqui vamos falar sobre o pagamento e a forma de pagamento. NUNCA aceite dar o valor adiantado, se você pagar tudo ou metade do serviço o risco da empresa enrolar é muito grande e você pode até não receber o mobiliário. Por isso pague parcelado e de uma forma tranquila que você não corre risco.

São essas as principais dicas e passos que você precisa dar para escolher e fazer o mobiliário da cozinha, parece simples, mas não é bem assim, você vai levar um tempo até encontrar a empresa certa, por isso comece a olhar isso com antecedência para não ficar com a cozinha pronta e sem armários.