Mais Bla Bla Bla

Não funciono mais sem ele

Você que acompanha o blog e vê tudo o que eu post sabe que trabalho como Jornalista freelancer, e por causa disso eu sofro, na verdade, sofria com a danada da procrastinação, quem nunca, não é mesmo? Acontece que como tenho vários clientes e prazos para entregar as coisas, eu quase enlouquecia algumas vezes, eu realmente enlouquecia. Mas foi pensando nessa loucura que estava passando que resolvi pesquisar algum aplicativo para me ajudar e achei um muito legal e posso afirmar com todas as letras EU NÃO FUNCIONO MAIS SEM ELE.

Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Eu já conhecia, até porque nessa minha vida de jornalista já escrevi sobre tudo, mas eu escrevi, sabia como era e não praticava. O problema é que eu não conseguia ter o controle para praticar essa técnica que hoje é a minha salvação, vou explicar para você…

A Técnica Pomodoro é um método desenvolvido por Francesco Cirillo, em 1980 e o objetivo é gerenciar o tempo. É usado um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’.

E por que isso? Bom o senhor Francesco pesquisou e chegou na seguinte conclusão: Se você fizer pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e com isso tem uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal “becoming”. E eu posso afirmar que realmente é verdade e super funciona. A técnica Pomodoro é simples e ajuda a focar na tarefa, evitando distrações.

Como eu já conhecia essa técnica fui procurar algum aplicativo que me ajudasse com isso, como eu falei é muito simples, mas fazer isso com o cronometro do celular não dá muito certo. Foi ai que encontrei o aplicativo, ele é super simples de usar e eu aplico a técnica Pomodoro nele. Para você entender melhor vou explicar como essa técnica deve ser executada e depois como eu faço com o aplicativo.

  • Na técnica você deve ajustar o pomodoro para 25 minutos;
  • Você vai trabalhar ou fazer o que tiver que fazer até que o alarme toque;
  • Faça uma pausa curta (3 a 5 minutos);
  • A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa mais longa (15-30 minutos).

Essa é a técnica pomodoro, no aplicativo você vai marcar exatamente isso, na verdade dá para marcar da forma que você quiser, mas eu achei que essa funcionou super bem, então vamos continuar no time que está ganhando rs até porque eu não funciono mais sem ele.

 Não funciono mais sem ele – Repeat Timer

O aplicativo que encontrei e que não funciono mais sem ele é o Repeat Timer, ele é super super simples de usar, você vai precisar apenas definir o tempo, no meu caso uso o de 25 minutos como na técnica, mas você pode selecionar o tempo que quiser. Depois é só colocar o intervalo e o tempo que vai repetir, eu sempre coloco no máximo que é 5 vezes, pois dou a pausa de 15 ou 30 minutos, depende um pouco, em seguida começo mais uma vez até acabar o trabalho.IMG_5133Nesse tempinho que tenho de 5 minutos eu aproveito para levantar, me alongar, andar um pouco, ir ao banheiro, levar o gato para comer (ele sempre pede pra levar ele) ou fazer qualquer outra coisa, menos ficar sentada, isso ajuda a descansar e funciona muito bem para mim. Essa pausa é até importante para não ficar muito tempo sentado e evitar uma postura errada.

Se você trabalha muito sentado eu indico usar esse aplicativo, eu não funciono mais sem ele, quando não está cronometrando eu fico enrolando mais e acabo perdendo tempo, às vezes uma coisa que levaria 1 hora para fazer eu acabo levando 1h30 ou mais se não estou usando o aplicativo. Outra coisa que mudou muito foi a minha disposição no final do dia, agora mesmo fazendo muita coisa, parece que não fiz muito, pois descansei um tempinho 🙂

Fica ai essa dica o aplicativo chama Repeat Timer e está disponível para iOS, mas você encontra aplicativos parecidos para Android e que funcionam da mesma forma. Eu não funciono mais sem ele, vamos ver o que você vai achar e se vai curtir como eu curti.

Ah! E ele não funciona apenas para quem trabalha em casa, se você estuda e precisa se concentrar melhor ou mesmo você que trabalha em uma empresa e quer usar melhor seu tempo o aplicativo com a técnica pomodoro vai ajudar.

A seção Mais bla bla bla foi criada para falar de assuntos que não tem relação com 
decoração, mas que acho interessante compartilhar com vocês. Aqui vocês vão poder
conferir um pouco de tudo, algumas coisas que descobrir que é legal, dicas, 
textos e muitas outras coisas 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *