Construção e Reforma

O que são Disjuntores – suas funções e amperagens

Olá, tudo bem com você?

Estou aqui para falar de um assunto que não fazia ideia do que era até alguns dias atrás haha, mas esse tema foi um pedido. Um leitor que interage bastante aqui me pediu para falar sobre o assunto. Por isso vamos descobrir o que são disjuntores, saber suas funções e amperagens. Esse é um assunto bem diferente, mas não deixe de conferir porque aprender é sempre bom 🙂

Antes de mais nada é importante saber o que são disjuntores. Provavelmente você já ouviu falar esse nome, mas não é algo comum nem um assunto que falamos por ai. Por isso entenda o que são disjuntores:

“Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas.” – Wikipédia

Isso quer dizer que a função dele é detectar picos de correntes inadequadas para o circuito e interromper imediatamente. Alguma vez você estava tomando banho e o chuveiro desligou? Isso é o disjuntor fazendo o trabalho dele. Ele evita qualquer coisa que pode causar danos à instalação elétrica. Quando um disjuntor desarma você pode rearmar manualmente.

Os disjuntores ficam naquelas caixinhas, atrás da porta ou escondidos, geralmente tem vários, eles são divididos por quantidade de corrente elétrica. Outra função dos disjuntores é servir de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais. Eles permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica. É fácil entender não é? Veja uma imagem:O que são Disjuntores - suas funções e amperagens Agora que já sabe o que são disjuntores e sua função, vamos aprender sobre os diversos tipos e amperagens.

O que são disjuntores – Amperagens

Como falei existem diversos tipos de disjuntores, eles podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma casa. Mas também podem ser grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira. Não vou entrar muito em detalhes, mas apenas para curiosidade, existem:

  • Disjuntores térmicos;
  • Disjuntores magnéticos;
  • Disjuntor termomagnético;
  • Disjuntores de Alta Tensão;
  • Disjuntor de baixa tensão.

Existem algumas amperagens para os disjuntores, mas isso é um pouco mais complexo, então vamos entender o que é amperagem. Voltei mais uma vez ao Wikipédia para entender:

“O ampere é a unidade de medida da corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades. O nome é uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère.”

Isso quer dizer que ampere é a medida da corrente elétrica. Este é um assunto bem complicado e que exige bastante estudo. Por isso se você vai mexer na fiação elétrica da sua casa chame um especialista, se você não sabe, não tente fazer. Mas se quer saber um pouco mais sobre o assunto, vou deixar aqui dois artigos que encontrei:

Acho que agora vocês já sabem um pouco mais sobre esse assunto. Mas não deixe de procurar um profissional e especialista na hora de mexer nos disjuntores da sua casa. Além disso, tenha muito, mas muito cuidado mesmo 🙂

Abraço e até a próxima

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *