Dica do profissional

Papo com Eunice Fernandes

A decoradora Eunice Fernandes que também é psicóloga está no bate papo de hoje. No mercado a mais de 18 anos ela atente centenas de clientes para consultorias e projetos completos de arquitetura, e usa seu conhecimento na psicologia para entender e acrescentar mais valor e identidade aos projetos que faz. Como cita em sua entrevista “Um lar harmonioso e acolhedor é o ponto de partida para a felicidade e o sucesso no mundo exterior”.

UCCP – Você tem formação em psicologia qual a principal ligação dessa área com a decoração?

Eunice Fernandes – Para mim, decoração é uma questão de bem estar. A casa precisa acolher os moradores e visitantes, transmitindo harmonia e boas vibrações para proporcionar conforto físico, mental e emocional. Assim sendo, considero a psicologia parte fundamental do processo.

UCCP – Como psicóloga é mais fácil entender, conversar e aconselhar o cliente durante o projeto?

Eunice F. – Como psicóloga acredito que consigo acessar melhor as aspirações de meus clientes quanto aos seus desejos e, também os conflitos que quase sempre permeiam o processo de reforma e decoração de um lar. Conflitos pessoais e também aqueles que acabam surgindo entre os membros da família. É claro que não é essencial que o profissional da área tenha formação em psicologia, mas é necessário sempre uma sensibilidade especial para entender a dinâmica psíquica dos clientes e lidar da melhor maneira com todos, inclusive fornecedores.

UCCP – Durante esses dezoito anos trabalhando como decoradora já teve alguma situação engraçada ou constrangedora com algum cliente?

Eunice F. – Normalmente meus trabalhos transcorrem de maneira suave. Não tento impor minha vontade tampouco assumir uma postura de que eu sei mais. Procuro, na verdade, ser apenas uma facilitadora no processo, usando meus conhecimentos para orientar os clientes sobre a melhor maneira de atingirmos os resultados desejados. É muito importante criar uma atmosfera de confiança e cumplicidade entre as partes, porque o trabalho de reforma e decoração é sempre um pouco estressante, mas no final é uma festa!

É importante que o profissional tenha muita informação pois quanto mais conteúdo, mais condições de quebrar regras.

UCCP – Existe um sonho e uma expectativa muito grande do proprietário em ver o projeto pronto e do jeito que ele pensou. Como lidar com isso?

Eunice F. – A expectativa do cliente é sempre muito grande, não importa a dimensão do trabalho, e isso é super natural. Eu mesma fico ansiosa para ver tudo pronto, da maneira como idealizei. O legal é ir vibrando com cada etapa do trabalho e valorizando cada conquista até chegar no produto final. rsrsrs

UCCP – Observei que na maioria dos seus projetos você usa flores na decoração. É importante ter esse leveza e beleza das flores nos ambientes?

Eunice F. – Acho super bacana trazer a natureza pra dentro de casa. Para mim, flores são essenciais. As vezes eu vejo uma linda foto de um ambiente com flores e cubro as flores com o dedo e vejo a enorme diferença que faz. Flores são um recurso maravilhoso para valorizar a decoração e encher os olhos de todos. Hoje em dia, com a facilidade de compra-las nos supermercados a preços acessíveis, é tranquilo mudar a atmosfera da casa variando as flores a cada semana.

150

UCCP – É possível usar flores em qualquer ambiente? Que dica você da?

Eunice F. –  Acho mais do que possível usar flores em todos os ambientes da casa. O único cuidado que tomo é de não colocar flores muito perfumadas na sala de jantar pois isso pode interferir com os pratos que serão servidos. Pode atrapalhar na apreciação das comidinhas que têm seus próprios aromas.

UCCP – Tem algum projeto que te marcou muito?

Eunice F. – Parece clichê dizer isso mas todos os projetos me marcaram de alguma maneira. Na verdade, eu percebo que me envolvo tanto com os projetos do momento, que isso é o que me marca mais. Meu envolvimento é total e isso é muito marcante.

69

UCCP – Como você vê o futuro da sua profissão?

Eunice F. –  Vejo com bons olhos o futuro da profissão de decoradora para profissionais que entendam a importância que o lar tem em nossas vidas. Nossa casa é nosso refúgio, é o local que nos permite paz, reflexão, criatividade e aconchego para transmutarmos as energias pesadas que nosso dia a dia nos impõem. Os profissionais que estiverem antenados com essa necessidade e menos focados em modismos, certamente têm muito futuro. Sempre digo que um lar harmonioso e feliz é o ponto de partida para o sucesso no mundo exterior.

UCCP – No blog coloco várias dicas de decoração e DIY, você apoia as pessoas que fazem a decoração da casa sozinhas ou acha que é necessário a ajuda de um profissional?

Eunice F. –  Eu super apoio as pessoas que fazem sua decoração sozinhas. Acho importante que tenham liberdade de experimentar. Não fiquem presas a regras e conceitos. Mudem seus móveis de lugar de tempos em tempos, ousem nas cores, principalmente das paredes, pois pintura faz toda a diferença e é um custo relativamente baixo com resultados surpreendentes. Não deixem as coisas no mesmo lugar todo o tempo pois energia parada é energia morta. Tornem essa atividade de decorar os ambientes uma coisa lúdica. O profissional de arquitetura e decoração é muito importante e pode ser acessado de várias maneiras, através de uma simples consultoria até um projeto completo e essa participação pode sempre tornar seu investimento mais produtivo, mas acho legal também que as pessoas tentem exercer sua criatividade em casa.

UCCP – Que dica você pode dar para quem esta pensando em atuar nessa área?

Eunice F. –  A dica que posso dar é a de ir adiante apenas caso AME arrumar a casa. Foi esse amor que me levou a esse ofício e ele foi determinante no meu sucesso.

164

 

Jogo rápido:

Um arquiteto e ou decorador: Sig Bergamin, pela liberdade com que mistura tudo

Um ambiente: Adoro o cantinho de refeições

Um lugar: O campo

Um projeto: O próximo…sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *