Dica do profissional, Faça você mesmo, Inspiração

Projetos concluídos – Concurso Cultural

Estou muito feliz com esse primeiro concurso cultural do blog, não tem como acabar o ano melhor, muitas pessoas participaram e nosso corpo de jurados foi incrível e se dedicou bastante. Meu muito obrigada à vocês: Décio, Cecília e Cristiane, fizeram uma boa escolha e os projetos ficaram ótimos.

Como já tinha mostrado para você os ganhadores agora é hora de revelar o projeto. Houve uma mudança nos ganhadores, o Rodrigo foi escolhido, mas não respondeu os emails e perdeu a chance, por isso a outra escolha foi a Mariza. O projeto feito pelos arquitetos é bem grande e por isso vou colocar as partes mais essenciais, assim você podem conferir como ficou e ainda se inspirar com as boas ideias. Bom, então chega de falar e vamos aos projetos.

Projeto Décio Navarro 

A Carla mandou um texto pedindo um projeto para o quarto dela, ela faz faculdade em outra cidade e queria um lugar aconchegante e sem gastar muito. Quem fez o projeto para ela foi o Décio, olha só:

Analise do material:

O dormitório de bom tamanho tem algumas características como janela, porta e armário que não podem ser alteradas por se tratar de imóvel alugado.A principal mudança considerada em projeto foi a distribuição dos móveis. É importante que a bancada de trabalho fique voltada para a janela e para a porta de entrada. Isso traz mais conforto e tranquilidade. Segundo a teoria do Feng Shui, não podemos nunca ficar de costas para a entrada do ambiente. De qualquer maneira é muito melhor, sempre que possível, não ficarmos voltados para a parede na hora de estudar e trabalhar.

Dessa maneira, foi criada uma cabeceira que se estende pela parede dando um encosto de canto para a cama que passa a ter também a função de sofá. Assim setorizamos o espaço em duas áreas: de descanso e convivência e de trabalho. Na área de trabalho, além da escrivaninha, haverá um estante lateral para guardar caixas, livros e coisas de escritório. Atrás da mesa, a cabeceira retirada da cama será pintada, receberá ganchos e depois será fixada de cabeça para baixo. Junto a ela um espelho a transformará em uma espécie de cabideiro/tocador.

projeto décio 1

Embaixo da janela, módulos ou caixotes de feira pintados fazem um suporte visual para a janela e ainda apóia a TV, aparelhos de DVD, som e etc. Guardam ainda livros, vasos e objetos. Sobre a janela, duas persianas permitem abrir os vidros quando levantadas ou esconder a janela para dar aconchego ao quarto-sala. O aparelho de TV deve ficar na linha abaixo da janela para poder abri-la sem dificuldades. Na porta de entrada deverá ser instalado um espelho dentro da parte rebaixada. A porta e a parede em torno dela deverão receber um tom mais forte para marcar bem o hall de entrada.

projeto décio 3

Junto ao encosto da parede almofadas dão ar de sofá à cama. Na parede acima do sofá uma composição de quadros completa a atmosfera. Entre a cama e os módulos sob a janela um banco alto de madeira serve de apoio à luminária. Três luminárias, uma na escrivaninha, a segunda no banco alto, e a outra no antigo móvel de cabeceira (pintado) darão uma atmosfera mais agradável à iluminação do ambiente.

projeto décio 2 Captura de tela 2014-12-05 15.29.07

 

Projeto Cristiane Tamburri

Conforme brienfing passado pela Julia, que disse que o quarto nunca teve uma decoração e só apenas a cama, guarda-roupa e escrivaninha. Mas ela gostaria muito que o quarto tivesse uma decoração bacana sem gastar muito.

Análise do material: 

O foco é dar personalidade e inserir elementos de apoio e armazenamento eclético. Primeiro deixar as paredes com um tom de Off- White ou um branco com um leve tom de cinza ou radicalizar e pintar com turquesa claro e deixar os móveis claro. Não serão trocados os móveis existentes, para isso daremos uma nova cara com cores e revestimentos. Para a cama eliminaremos a cabeceira, e pintaremos de branco para dar leveza. Para a cabeceira sugiro fazer uma nova com um elemento totalmente diferente, como o uso de “Capachos de Borracha”. Esse elemento dará personalidade ao ambiente, feminino e marcante.A escrivaninha me parece nova, mas ela destoara do novo design do ambiente. Para que ela entre no contexto e fique moderno será necessário dar uma base com um cinza bem claro e as gavetas coloridas, tipo a primeira pink, a segunda turquesa e interno do nicho pink. Essa será a paleta de cores para o quarto.

Captura de tela 2014-12-05 15.34.09

A televisão tubo rouba muito espaço e para isso seria ideal a troca por uma de LCD ou LED, para ser fixada na parede e fazer com que ela faça parte do layout junto com os espelhos, quadros e nichos dessa parede. Nessa mesma parede onde terá os nichos para guardar livros, objetos, dvd, etc,  terá também ganchos para pendurar bolsa, casaco ou acessórios. O espelho ao lado da escrivaninha servira para fazer maquiagens.

Captura de tela 2014-12-05 15.34.13

A porta poderá ser pintada da mesma cor da parede, fazendo ela sumir e ampliar o quarto. Pode-se também instalar atrás da porta um painel perfurado e colocar ganchos e fazer seu porta brincos, colares, etc. Não posso deixar de lado as caminhas dos cachorros que aparecem na foto e faz parte desse ambiente intimo tanto da Julia quanto dos pets. Para isso colocarei um criado-mudo para dar apoio ao abajur para fazer uma leitura e apoiar livros e o celular, mas também deixa-las protegidas como se fosse uma casinha e fazendo parte do ambiente. 

Captura de tela 2014-12-05 15.34.36 Captura de tela 2014-12-05 15.34.46

Projeto Cecília Guerra: 

O quintal coberto da Mariza já foi palco de muitas brincadeiras dos filhos. Hoje, as crianças cresceram e a moradora gostaria de transformar o ambiente em uma área para assistir TV e receber os amigos.

Análise do material: 

O espaço possui medidas generosas e duas alturas de pé direito: mais alto no centro e mais baixo nas laterais em função da caída do telhado. Os móveis foram distribuídos de forma a criar dois ambientes integrados: sala de TV e jantar. Um banco feito em alvenaria e revestido com piso vinilico padrão madeira limita a área do
jardim e faz às vezes de rack. Plantas altas ficam dentro deste espaço que aproveita o ralo existente para escoar a água da rega. Em frente à janela do dormitório vem uma parede de alvenaria que receberá a TV e terá ares de painel.

Captura de tela 2014-12-05 16.07.36

A junção da parede TV e as plantas altas ajudarão a camuflar a janela — criando uma vista agradável para quem estiver no quarto sem interferir na ventilação do ambiente. O banco com 40cm de altura apoia os aparelhos (dvd, decoder e etc) e objetos decorativos. O sofá foi estrategicamente posicionado de forma que se consiga assistir televisão e conversar com quem está a mesa. Os módulos permitem que se tenha um sofá em L ou duas espaçosas chaises longue, proporcionando muito conforto aos moradores e visitantes. Abaixo da janela estreita sobre o sofá, vai uma prateleira até o limite do mesmo para se colocar plantas e objetos. A função desta composição é disfarçar a vista do telhado do vizinho e trazer mais verde para o ambiente, outro desejo da moradora.

Captura de tela 2014-12-05 16.07.43

Ao lado do sofá uma balança é usada como mesa lateral que em dias de casa cheia pode se tornar mais um assento. Dois pufes no centro da sala trazem colorido ao ambiente e servem como apoio. Na área do jantar, estantes em formato de escada recebem livros e mais plantas. A mesa para seis lugares é ideal para uma pizza e para fazer do espaço o novo coração da casa. Para dar graça à mesa amadeirada pode-se usar 6 cadeiras da mesma cor com diferentes formatos. Com função de aparador, duas estantes de ferro abrigam algumas louças que podem ir á mesa na hora das refeições. As janelas maiores recebem persianas translucidas que darão privacidade a nova sala.

Captura de tela 2014-12-05 16.07.52 Captura de tela 2014-12-05 16.08.06

Eu adorei os projetos, espero que nossos ganhadores gostem bastante e você leitor, também.

Se você gostou e quer fazer um projeto na sua casa entre em contato com os designers, super indico o trabalho deles e acho que você já percebeu o porque né.

Para entrar em contato com as meninas: Cecília e Cristiane acesse: www.duocdesign.com.br

Para entrar em contato com o Décio acesse: www.decionavarro.com

1 thought on “Projetos concluídos – Concurso Cultural

  1. […] Não é tão difícil fazer o espaço do seu bichinho e continuar com a casa bem decorada e em perfeita harmonia. No concurso cultural que tivemos no ano passado, uma das ganhadoras tem animais de estimação (dois cachorros) e a design de interiores Cristiane Tamburri  projetou o espaço deles no quarto, você pode conferir aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *