Construção e Reforma

Qual tinta usar para pintar móveis de madeira

E ai, tudo bem?

Eu sempre mostrei aqui no blog ideias para sua decoração que exigem mudanças. Uma muito comum é a pintura de móveis de madeira. Mas ai é que está, como fazer a pintura desse móvel? Qual tinta usar e qual a melhor forma de fazer para ficar impecável? Vou mostrar hoje e acabar com todas as suas dúvidas sobre qual tinta usar para pintar móveis de madeira. Também vou dar dicas de como fazer isso.

Não é complicado e você vai aprender de uma vez por todas como fazer isso, então vamos lá…

A restauração de um móvel é muito legal, você pode mudar a cara do seu ambiente só de mudar a cor de um móvel. O problema é que se não fizer da forma correta pode ficar bem feio e até estragar seu mobiliário. Saber qual tinta usar para pintar móveis de madeira é o primeiro passo para evitar problemasQual tinta usar para pintar móveis de madeira

Tipos de tinta para madeira – Qual tinta usar para pintar móveis de madeira

Você vai encontrar no mercado uma grande variedade de tipos de tinta para madeira, aglomerados, MDF e compensados. É importante saber que cada uma deles tem uma função diferente e é indicado para cada ocasião. É importante saber também que cada tipo de tinta possui um método diferente de aplicação, algumas até necessitam de equipamentos.

Tinta Látex PVA

Essa é uma das tintas mais usadas em artesanato de madeira ou pinturas feitas em casa. A tinta Látex PVA deixa o trabalho bem prático graças a sua base que é solúvel em água. Por isso é possível usar rolos, pincéis, trinchas e não é necessário equipamentos industriais. Ela também é mais fácil de limpar, ou seja, o ambiente que você vai usar para fazer a pintura vai ficar limpo mais rápido. Se respingou no chão, você consegue tirar com um pano molhado.

Essa tinta é indicado para móveis que ficam em ambientes internos, onde não tem muito sol e umidade excessiva. Mas é bom lembrar que a aplicação é simples e fácil. Mas o acabamento não é muito bom se comparar com outras tintas. A pintura, por exemplo, só pode ser limpa a seco.  Por isso essa tinta é indicada apenas para acabamentos pequenos como artesanatos.

Tintas acrílicas

Ela já é bem diferente da tinta PVA. É muito usada nas pinturas em casa e para reparos em móveis de madeira. Ela também tem aquela praticidade de ser diluída em água. Em sua base contém resinas acrílicas, isso garante maior impermeabilidade da superfície. Essa base é essencial para madeira exposta ao tempo e áreas molhadas. Sua aplicação também pode ser feita da mesma maneira que as tintas PVA, mas também pode usar pistola de pintura e compressor.

A aplicação é fácil e o manuseio também, mas o acabamento ainda não ficam tão bom como com outras tintas. A vantagem é que a superfície pintada com tinta acrílica pode ser limpa com pano úmido. Esse tipo de tinta é indicado para acabamentos de áreas externas como cercas, janelas, portas e também para madeira que esteja em áreas externas.

Lacas nitrocelulose

É uma tinta muito boa, muito usada em marcenaria, geralmente é a que dá melhor acabamento em trabalho com madeira. É um tipo de tinta que tem como base a nitrocelulose (algodão colódio) em combinação com resinas poliésteres especiais e plastificantes. Por causa dessa combinação a tinta tem uma maior aderência na superfície da madeira. Tem uma secagem bem rápida e é resistente a impactos. Além disso você também encontra várias opções como fosca, semi fosco, semi brilho e brilhante.

O maior problema dessa tinta é o processo de pintura, ela não pode ser diluída em água. A diluição é feita por solventes que são agressivos e possuem como característica o cheiro forte. Também é necessário o uso de equipamentos de segurança e equipamentos específicos como pistola de pintura e compressor.

Existem outras tintas, mas elas assim como essa última necessitam de equipamentos.

Depois de conhecer essas opções o que indico é usar a tinta acrílica, ela tem fácil aplicação, pode ter exposta ao sol e umidade. Não tem o melhor acabamento, mas a outra opção tem acabamento de primeira qualidade e requer equipamentos. Como você não tem, o melhor é ter um acabamento um pouco inferior. Mas vale lembrar que esse acabamento é bom, só não é profissional como a lacas nitrocelulose.Qual tinta usar para pintar móveis de madeira

Mais informações sobre qual tinta usar para pintar móveis de madeira

Você precisa saber que independente da tinta que usar, quando ela é exposta ao tempo vai requerer manutenção em sua pintura. Isso vai depender das condições em que ela se encontra, mas pode ser feita de 3 a 5 anos. Para isso é necessário lixar até a retirada total ou parcial da tinta existente. A madeira precisa ficar uniforme e com o mínimo de imperfeições.

O que vai precisar para fazer a pintura do móvel?

  • Lixa – Já falei sobre a numeração delas aqui;
  • Pano úmido e seco – para limpar o móvel entre as demãos de tinta;
  • Primer – Serve para dar uma base para a pintura, o nome é fundo preparador para madeira e metais;
  • Tinta;
  • Verniz protetor para madeira em spray;
  • Kit pintura – com rolo, pinceis e outras coisas.

Se você quiser posso fazer um passo a passo da pintura de um móvel de madeira. Então se tem dúvida deixe seu comentário.

Um grande abraço e até a próxima.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

1 thought on “Qual tinta usar para pintar móveis de madeira

  1. Os interessados em saber um pouco mais sobre onde comprar tinta ideal para pintar madeira, e importante mencionar que casas especializadas no comercio de tintas possuem esses produtos, logo abaixo preparamos uma lista com alguns tipos de tintas e quais sao suas embalagens disponiveis no mercado, vale a pena conferir e saber qual tipo de tinta adquirir para pintar qualquer superficie de madeira que voce possui em sua residencia, escritorio ou seja la qual for o ambiente, segue a listam confiram! Esperamos que todos os interessados tenham a oportunidade de adquirir tintas de madeiras para deixar o seu ambiente ainda mais bonito e aconchegante, ideal para os moradores do local e tambem para receberem visitas, desejamos a todos uma otima semana e ate a proxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *