Decoração

Soluções de iluminação para ambientes pequenos

Eu falo sempre aqui no blog o quanto a iluminação de um ambiente é importante, ela consegue mudar toda a cara do ambiente dando destaque aos lugares certos. Não basta você ter apenas aquela iluminação no teto que todos estão acostumados a ver, para uma casa bem decorada é necessário pensar em outros pontos de iluminação. Pensando nisso resolvi compartilhar com você algumas soluções de iluminação para ambientes pequenos.

Os ambiente pequenos geralmente são os que mais sofrem na hora de pensar na iluminação, nos lugares grandes você pode criar, inventar e fazer acontecer. Com os ambientes pequenos é diferente, se colocar luz demais não fica legal e colocar só uma também não dá.

Para começar você precisa saber que iluminação é natural ou elétrica, você precisa pensar nesses dois tipos, não basta ter só iluminação elétrica a natural faz uma baita diferença. Pensando nas soluções de iluminação para ambientes pequenos você pode contar com esses dois tipos de iluminação e também com a luz de destaque e luz para tarefas.

Iluminação natural – soluções de iluminação para ambientes pequenos

Se seu ambiente é pequeno a minha primeira dica é não usar materiais de cores fortes e pesadas, faça a opção por cores e uma padronagem mais neutra e clara, escolha tecidos leves e naturais, eles vão ajudar a dar a impressão de ambiente maior e ainda vão ajudar a propagar a luz. Uma outra dica legal para aproveitar melhor a luz natural é usar tecidos leves e naturais na cortina e claro, de tons mais claros, eles vão permitir que entre mais luz em todo o ambiente.

Use também espelhos para decorar e coloque na parede oposta à janela, os acessórios de decoração em espelho ajudam muito nessa hora, eles refletem a luz, até mesmo um lustre com espelhos ou peças estilo cristais vão ajudar. A iluminação natural deve ser pensada no momento da construção da casa, se isso não aconteceu e seu ambiente é escuro você vai precisar contar com a ajuda da iluminação elétrica. soluções de iluminação para ambientes pequenos

Iluminação elétrica

Se o seu ambiente é pequeno e ainda na construção esqueceram de pensar na iluminação natural, você está com um problema, é necessário pensar muito bem em como será a iluminação para não errar. Algumas soluções de iluminação para ambientes pequenos podem ser feitas, uma iluminação correta transforma qualquer ambiente. É por causa dela que chegamos em um ambiente e temos aquela impressão de “UAUUU que ambiente incrível“, ela também é responsável por dar a sensação de conforto visual.

Um mesmo local pode ter uma ar alegre, intimista, romântico ou aconchegante, para não errar a minha dica é contar com a ajuda de especialistas que nesse caso são arquitetos, decoradores ou design de interiores, já fiz entrevista com vários aqui e você confere todos na seção Dica do Profissional aqui no blog.

Para compensar a falta de luz natural no seu ambiente pequeno tenho algumas dicas:

  • Como falei anteriormente um lustre bacana com espelho ou algo parecido com cristais é uma ótima opção. O ideal é algo que crie focos em elementos decorativos de destaque;
  • Faça uma iluminação por camadas, coloque luz no teto, mas complemente com luminária de pé, de mesa e outros detalhes;
  • Coloque cada tipo de iluminação sendo controlada de forma individual;
  • Coloque também uma iluminação regulável para criar diferentes tipos de iluminação.

soluções de iluminação para ambientes pequenosEu comentei da iluminação de destaque e para tarefas, essa primeira é a iluminação para destacar elementos de decoração como um quadro, moldura, estante de livros, plantas ou qualquer outra coisa da sua decoração, essa luz deve ser de focos direcionados e precisa ser mais brilhante que a luz ambiente. Esse tipo de iluminação é ótimo para dar mais textura e sombras à iluminação geral, é uma das soluções de iluminação para ambientes pequenos.

A iluminação para tarefas é a luz apropriada para trabalhar, como a usada no home office, ela não deve ofuscar você, mas sim proporcionar conforto aos olhos. Nesse caso você pode usar um abajur.

Para finalizar as minhas dicas de soluções de iluminação para ambientes pequenos separei algumas dicas…

  • Evite pintar paredes e tetos com cores escuras;
  • Mantenha as luminárias limpas para que não haja perdas de luminosidade, isso é importante e as pessoas se esquecem desse detalhe;
  • Evite o ofuscamento, que é o desconforto e redução da capacidade de distinguir detalhes ou objetos;
  • Lâmpadas fluorescentes ou econômicas podem ser usadas em cozinhas, áreas de serviço e escritórios;
  • Leve em conta a dimensão do cômodo antes de adquirir o lustre, escolha uma luminária que seja proporcional ao espaço, se a sala é pequena e tem o teto rebaixado, o ideal é usar lustre pendente discreto ou embutido.

soluções de iluminação para ambientes pequenos

Ainda tenho um vídeo para mostrar, então confira as dicas de iluminação que dei nesse vídeo ai 🙂

Pronto, agora você já está preparado para criar a decoração do seu ambiente pensando na iluminação, se seu ambiente é pequeno use as dicas que dei para solucionar o seu problema. Essas são soluções de iluminação para ambientes pequenos bem simples e fáceis de fazer. Então bora colocar a mão na massa 🙂

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *