Construção e Reforma

Tipos de piscina – conheça e escolha

É o sonho de muitas pessoas ter uma piscina em casa, mas é preciso pesquisar muito para não ter dor de cabeça com essa piscina. Eu moro em apartamento e aqui é impossível ter piscina, mas se você mora em casa e quer ter uma piscina eu separei aqui os tipos de piscina e vou falar um pouco sobre cada uma delas. Dessa forma você vai poder escolher a melhor opção para você e não vai ter dúvida na hora de gastar seu dinheirinho.

Investir em uma piscina nem sempre é a coisa mais barata, você precisa pensar em tudo, no material, na manutenção, no valor, na instalação e muitas outras coisas. Como eu não quero que você fique em dúvida ou perca dinheiro, vou mostrar algumas opções bem interessantes. Está pronto para acompanhar e aprender um pouco sobre piscinas? Então vamos lá.

Piscina de Fibra de vidro – Tipos de piscina

A piscina de fibra de vidro é uma boa opção para quem deseja uma piscina de fácil manutenção e baixo custo. Esse é um tipo de piscina bem comum e muito fácil de ser encontrado, ela possui a superfície bem lisa e isso facilita a limpeza e manutenção, principalmente por não ter rejunte que acumula bastante sujeira. Eu descobri que esse tipo de material influencia pouco no pH da água, o que é bem interessante, uma outra vantagem é a instalação que é rápida e barata. Esse tipo de piscina tem baixo risco de ocorrer vazamentos.Tipos de piscina Mas é claro que como todo material, ela também tem desvantagens, o maior problema que você pode encontrar é com o esvaziamento, é necessário um trabalho de escoramento das paredes. Outra desvantagem que você deve pensar bastante por causa da beleza da piscina é a fragilidade da pintura e desbotamento de sua cor, é importante ter cuidado com os produtos químicos nesse tipo de piscina. Você não pode exagerar na quantidade de cloro e evitar o uso de algicidas à base de cobre que pode causar manchas amareladas.

A Piscina de fibra de vidro é uma das mais comuns aqui no Brasil, ela é fácil de encontrar, tem baixo custo de instalação, já vem pronta e custa em torno de R$ 8.000,00 reais.

Piscina de vinil

A piscina de vinil possui o revestimento de vinil, esse material nada mais é que o elemento impermeabilizante da piscina, que é o que fica aparente. O material usado para a construção e sustentação das paredes pode variar bastante, e também vou falar disso. No geral a piscina de vinil tem uma manutenção muito parecida com a de fibra de vidro, essa manta usada é bem resistente, mas requer atenção quanto ao risco de perfuração.

Os materiais mais usados para fazer uma piscina de vinil são chapas metálicas, chapas polímeras e blocos de concreto. A primeira tem a vantagem de ser facilmente moldadas e de suportar as deformações para dar formato a piscina. A desvantagem dela é a fácil corrosão, uma outra opção para substituir é o alumínio, ele não sofre corrosão e possuem instalação fácil, mas é mais difícil de ser moldado. Tipos de piscina A chapa polímeras, reduz a possibilidade de corte do vinil, é resistente à corrosão e fáceis de moldar, mas são bem mais caras, elas são indicadas para piscinas aquecidas, por causa das propriedades isolantes. E por fim o bloco de concreto, esse é um material mais usado no nosso país, ele exige uma mão-de-obra menos especializada e tem melhor custo-benefício.

Piscina de concreto

Nessa piscina tudo é de concreto, tanto o piso quanto as paredes, esse é um dos tipos de piscina mais usados e mais comum, mesmo tendo um preço mais elevado. Essa é uma boa opção para quem valoriza a vida útil da piscina e não quer ter dor de cabeça com manutenção constante. Você tem a possibilidade de personalizar o formato e acabamento, colocando azulejo, pastilha, mosaico e outros, ela possibilita a instalação de vários sistemas de aquecimento e pode ser construída em diversos tipos de terrenos.

A desvantagem desse tipo de piscina é que ela necessita de impermeabilização e como já falamos, precisa de um maior cuidado com manutenção e limpeza, por causa dos rejuntes e pastilhas. Se ela não for bem projetada também tem risco de vazamento, o tempo de construção da piscina e instalação também é elevado se comparado aos outros modelos, dependendo do projeto a piscina pode demorar até 6 meses para ficar pronta.

Agora você já conhece os modelos mais famosos e usados, é só escolher a sua opção levando em consideração tudo o que foi falado como vantagem e desvantagem. Se ficou alguma dúvida em relação aos tipos de piscina não deixe de comentar e se você tem piscina em casa quero saber qual foi a sua escolha e porque, seu comentário pode ajudar outras pessoas.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *