Decoração

Você sabe o que é decoração montessoriana?

Esse estilo de decoração tem ficado conhecido e muito famoso, muitas pessoas tem optado por esse estilo, mas você faz alguma ideia de como é uma decoração montessoriana? Esse é um nome italiano, Maria de Montessori foi a primeira mulher a se tornar médica na Itália, ela criou e fundou o sistema de educação Montessoriano. Além de médica ela também era educadora e por isso achava necessário criar um ambiente de aprendizado bem criativo, dessa forma a criança pode ser capaz de aprender sozinha através de suas experiências.

Alguns dos seus princípios:

  • Incentivar as crianças a desenvolver os pensamentos;
  • Dar liberdade de escolha e de movimentos;
  • Incentivar independência;
  • Proporcionar aprendizagem.

Ta, mas e a decoração, onde entra?

Bom como você já deve ter entendido essa é uma educação para crianças e a decoração montessoriana também é para crianças, nesse estilo de decoração é preciso desenvolver um ambiente que aumenta a espontaneidade e a criatividade da criança. Isso deve ser feito desde pequeno, desde o nascimento, então vamos ver o que um quarto deve ter para ser uma decoração montessoriana.

As camas

Vamos começar pela cama ou berço, esses dois, principalmente o berço, limita muito o movimento da criança, por isso você deve banir esse item, no lugar do berço ou da cama faça a opção por colchão ou futon no chão ou em cima de um estrado bem baixo. É preciso ser baixo para a criança conseguir sair e explorar seu quarto sozinha.

camas-infantis-criativas-1 montessori6

Tudo ao alcance

Tudo que a criança precisa deve estar ao alcance dela, são elas que vão pegar os brinquedos e guardar, então crie um ambiente que tenha prateleiras baixas ou caixas organizadas. Uma dica para manter a decoração montessoriana sempre em ordem é deixar poucos brinquedos, menos é sempre mais, tanto em relação aos brinquedos como na decoração em si. Isso vai facilitar o dia a dia da criança, e se seu filho tem muitos brinquedos faça um rodízio com os brinquedos que ele menos usa, assim a criança não enjoa.

Toda a decoração deve estar ao alcance as crianças, se colocar fotos, desenhos ou quadros deixe tudo no nível dos olhos do seu filho. Eles devem ter acesso a tudo no quarto sem depender de alguém, pois é a liberdade e  independência que você está incentivando.

quarto-montessoriano-potencial-gestante-2

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_14

Decoração minimalista e segura

Um quarto como esse deve ser muito seguro, é preciso esconder tomadas, objetos muito pequenos, e deixar as crianças longe de degraus e escadas. Além disso a decoração deve ser bem minimalista, na decoração montessoriana você precisa pensar o que realmente seu filho vai precisar. O quarto precisa ser organizado e com pouco objetos.

2015-801492114-2015032384407.jpg_20150323

Blog_quarto-montessoriano-8-580x385

quarto-montessoriano-4

A youtuber Flávia Calina criou um quarto muito fofo para a filha no estilo montessoriano, ela fez um vídeo mostrando tudinho…

O que achou da decoração montessoriana? É bem interessante né.

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *