Construção e Reforma

Voltagem das lâmpadas

Olá Pessoal!

Uns dias atrás estava conversando com minha irmã sobre a voltagem das lâmpadas, eu percebi que não sabia nada sobre o assunto e que seria algo interessante de compartilhar com vocês. Por isso separei algumas informações que encontrei e que tem relação com as dúvidas que eu estava tendo. Confira e não deixe de aprender também.

Você já deve saber que aquela lâmpada redondinha que a gente tinha quando era bem pequeno não existe mais. Você até encontra para comprar, mas elas não são fabricadas mais. Elas são as lâmpadas incandescentes, sua vantagem era de ter um baixo custo e uma grande emissão de luz. Mas também consumia muita energia e por isso também tinha uma vida útil baixa. 

Geralmente você encontrava as lâmpadas incandescentes de 25 a 75 watts. Ela tinha vantagens e desvantagem, era mais barata e gerava muita luz, mas as desvantagens falavam mais alto. Ela esquentava muito, tinha uma curta vida útil e consumia mais energia elétrica.  Como você não é fácil encontrar mais esse tipo de lâmpada no mercado não vamos ficar presos a ela. Conheça as duas lâmpadas usadas atualmente…

Lâmpada fluorescente – Voltagem das lâmpadas

Este modelo é bem conhecido, ela se tornou padrão, antes mesmo da incandescente sumir do mercado ela já era preferida. A lâmpada fluorescente consome menos energia que a incandescente. Emite uma luz branca e forte e pode ser usada em todos os ambientes. Vale lembrar que essa lâmpada não pode ser descartada de qualquer maneira, pois provoca danos ao meio ambiente.

Entre as vantagens desta lâmpada está a maior eficiência energética, o menor consumo de energia comparada a incandescente. Também é boa por emitir luz branca e tem um custo acessível, mesmo sendo mais cara que a primeira. Ah!!! Você também encontra dessa lâmpada de diversos modelos, tem pequena, grande, redonda, comprida e por ai vai.

Entre as desvantagens está a poluição, ela é altamente poluente por ter mercúrio e fósforo. Também é mais econômica, mas perde para os modelos de LED.

Quando estava pesquisando sobre a voltagem das lâmpadas descobrir que uma lâmpada de 15 W fluorescente é o equivalente a uma lâmpada incandescente de 60 W. Ou seja, as pessoas que estavam acostumadas a comprar lâmpadas de 60 watts passaram a comprar de 15.

Lâmpada de LED

Essas são as moderninhas, foi com elas que fiquei na dúvida sobre a voltagem das lâmpadas. Sua tecnologia é moderna e permite um baixíssimo consumo de energia. Mas ela ainda tem um custo bem alto e baixa luminosidade, a não ser que use a super led. Vejas as vantagens dessa lâmpada:

  • Econômica, pois tem uma tecnologia avançada;
  • Não emite calor e por isso é considerada uma lâmpada fria;
  • Tem longa durabilidade;
  • Há vários modelos e várias aplicações, com spots, lâmpadas, luminárias, etc.

Entre as desvantagens das lâmpadas de LED está o custo elevado se você for comparar com a fluorescente. Também gera pouca luminosidade e por isso você precisa de mais lâmpadas. Muitos dizem que seu preço alto é compensado com a longevidade dela e também com a economia de energia elétrica.

E a voltagem da LED, com minha pesquisa descobrir que 1 W da LED é equivalente a 3 W da fluorescente e 15 da incandescente. Por isso se você tem costume de comprar uma fluorescente de 34 W deve comprar uma LED de 16W. Confira a tabela abaixo, ela vai te ajudar.

Qual lâmpada comprar?

A dica é por enquanto escolher a fluorescente, ela faz você economizar no valor final da conta de luz. Essa lâmpada gasta 80% menos energia do que a incandescente. A LED diminui ainda mais a conta de luz, mas é mais cara e por isso você não economiza tanto em um ano ou dois.

Prefira a fluorescente compacta. A LED só vale a pena se você encontrar lâmpadas de LED com durabilidade de cinco anos e que tenham garantia por esse período.

Espero que tenha solucionado suas dúvidas sobre voltagem das lâmpadas. Eu não fazia ideia que era tão diferente e achei bem legal entender um pouco mais. Não deixe de compartilhar com seus amigos para eles fazerem a escolha certa.

Beijos e até a próxima. 

*IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS, A IMAGEM É SUA? NOS CONTE E COLOCAMOS O CRÉDITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *